Prefeitura de Eusébio abre a fase municipal dos Jogos Escolares de 2018

quarta-feira | 04/04/2018

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação, com apoio da Secretaria de Esporte e Juventude, abriu nesta quarta-feira (4), os Jogos Escolares 2018, fase municipal, o evento foi realizado no Estádio Municipal. As disputas acontecerão de 5 a 13 deste mês, com a participação de cerca de 300 alunos das escolas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, totalizando 25 estabelecimentos. Também foi realizado o I Festival de Atletismo Inclusivo do Eusébio, com a participação de alunos com deficiência do município.

O evento contou com as presenças do prefeito Acilon Gonçalves, do coordenador dos Jogos Escolares do Ceará, Ernani Facó; da secretária de Educação, Goretti Frota; do secretário de Esporte e Juventude, Michel Choquito; do presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Ocleilson Lima; da presidente da Câmara Municipal de Eusébio, vereadora Neila Martins e demais vereadores, além de técnicos, diretores, coordenadores e população em geral.

A solenidade foi aberta com o desfile das delegações do NAMME, das escolas Izídio José Campina, João de Freitas Ramos, Paulo Sá, Mario Sales, Neusa de Freitas Sá, Raul Tavares Cavalcante II, do Cararu, Eduardo Alves Ramos, Josefa Sá, Francisco Tavares de Abreu, Elisbão Pio, São Miguel, Guaribas, Lagoinha, Evandro Ayres de Moura, Santa Clara, Mundo Encantado da Criança, Moacir Ferreira, Otoni Sá, Ana Bezerra de Sá, Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, Francisca Linhares de Abreu e Manuel Ferreira da Silva.

O aluno Pedro (NAMME) fez a volta olímpica com a tocha, abrindo oficialmente os Jogos Escolares do Eusébio. O juramento do atleta foi feito pelo aluno Nicolas, da Escola Francisco Tavares de Abreu. Em seguida, os alunos da Escola João de Freitas Ramos fizeram uma apresentação de dança olímpica.

A secretária Goretti Frota iniciou a fala das autoridades desejando os alunos que tenham uma disputa brilhante e que saibam competir. “Tenhamos todos, a inclusão, ensino fundamental e médio uma excelente competição”. Ela agradeceu o apoio do secretário Michel Choquito, pela parceria e do prefeito Acilon, que segundo afirmou, aposta, assume e participa de tudo que acontece no município.

O secretário Michel Choquito saudou os atletas e as autoridades presentes e destacou a presença na solenidade da atleta paralímpica do Eusébio, Clariene Abreu, “uma das melhores do país, que tem se dedicado e conquistado medalhas e títulos no atletismo para o município”.

Falou em seguida, a professora de Educação Física do NAMME, Carla Samya. Ela destacou que a realização do Festival de Atletismo Inclusivo dá a certeza de que o Eusébio está trabalhando a inclusão plena. “O primeiro passo para fazer um trabalho muito bom é o respeito e a qualificação e capacitação dos profissionais envolvidos. Com isso quebramos as barreiras no processo de inclusão. Esporte é uma ferramenta de inclusão social e aqui no Eusébio estamos trabalhando para que isso ocorra de forma plena”, pontuou.

O coordenador dos Jogos Escolares do Ceará, Ernani Facó, disse que o Eusébio é um parceiro do Estado. Ele parabenizou o trabalho de inclusão realizado pelo município e destacou que no dia 16 estará sendo lançada a Paralimpíada do Estado do Ceará, “nós sabemos da importância da inclusão dos atletas paralímpicos dentro do esporte, que é um grande instrumento de inclusão e de transformação de uma população. Quero dizer aos atletas aqui presentes, que vocês fazem parte do maior evento esportivo do Estado do Ceará. São mais de 25 mil atletas de 184 municípios e quero adiantar a notícia que o município do Eusébio, como parceiro do Estado. será sede da etapa regional dos Jogos Escolares do Ceará”, revelou.

Fechando a solenidade, o prefeito Acilon Gonçalves disse que todos os presentes são coautores do futuro vitorioso dos jogos escolares. “O município do Eusébio está entrando na seara de disputas de vários esportes no Estado do Ceará. Com isso, agente quer motivar os jovens a participar, e nada melhor que iniciar com os estudantes do ensino fundamental, passando pelo ensino médio, até chegar aos atletas profissionais. Iniciamos essa fase municipal dos Jogos Estudantis com a certeza de que o município acerta quando investe cada vez mais na participação de crianças, jovens e adultos no esporte, que é a melhor maneira de tirá-lo do mundo agressivo que está por ai. Como nós estamos no ano da Segurança, estamos investindo forte no setor do esporte estudantil,” detalhou.