Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Prefeitura de Eusébio abre II Seminário de Educação Integrada

quinta-feira | 16/01/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, abriu nesta quinta-feira (16), o II Seminário de Educação Integrada, no auditório da Fiocruz, na Precabura. O evento foi prestigiado pelo prefeito Acilon Gonçalves; pela secretária de Educação, Goretti Frota; pela Coordenadora do CREDE 1, Ana Geovana; pelo ex-prefeito Arimatéa Júnior, técnicos da Secretaria de Educação, secretários municipais e vereadores.

O Seminário é dividido em quatro momentos. Esse primeiro momento foi voltado para os profissionais da Educação Infantil. A tarde a programação foi voltada para os profissionais dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Amanhã (Sexta-feira), pela manhã, para profissionais dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), A tarde para gestores, técnicos da Secretaria de Educação, Namme e Setor de Inclusão.

A secretária Goretti Frota abriu o evento destacando que o Eusébio inicia o ano letivo de 2020 com a realização do II Seminário de Educação Integrada. “Esse evento foi pensado para os professores que exercem a nobre missão de educar. Aqui iremos discutir a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, o Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC e as competências socioemocionais, que são demandas atuais para que consigamos proporcionar uma trajetória em que os direitos de aprendizagem desenvolvidos sejam assegurados”, frisou.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou que o seminário é muito importante, principalmente por demonstrar que a Educação em Eusébio é trabalhada com planejamento. “Planejamos tudo e muitas vezes inovamos. Assim é que trabalhamos com a educação infantil humanizada. Fomos convidados pelo Instituto Myra Eliane, que trabalha com a educação humanizada, gostamos do projeto e aplicamos. Entendemos que trouxe uma inovação para as crianças, desde o berçário até o Infantil III”, pontuou.

Destacou também outro exemplo de planejamento – a comemoração da Festa da Educação na Idade Certa. “Lançamos uma nova ideia. Que o importante não é a Festa do ABC. O importante é saber ler e interpretar. Os nossos alunos, graças ao trabalho de vocês, conseguem fazer isso ao final do segundo ano. Isto é educação na idade certa, ou seja, o grande resultado planejado pela então Secretária de Educação, hoje vice-governadora Isolda Cela, que resultou em qualidade educacional pedagógica em nosso município”, observa.

Segundo Acilon, ao encampar a Educação na Idade Certa, o Eusébio está proporcionando aos alunos uma melhor preparação para  que venham galgar todos os outros níveis de aprendizado, que saibam diferenciar o que é bom e o que é ruim e se defender do mal que todo dia tem que enfrentar na sua vida. “Essa é a grande missão do sistema educacional, lutar, proteger e preparar as nossas crianças e adolescentes”, concluiu.

Em seguida, a Banda de Musica de Eusébio entrou no auditório tocando marchinhas de carnaval, levantando os professores presentes. Após esse momento festivo foi iniciada a programação com a palestra com Júlio César Luchmann, palestrante e coach paranaense, formado em Filosofia e História, especialista em Psicopedagogia, Neurociência e Emoção, mestre em Educação e doutorando em Emoção e cognição, que falou sobre Inteligência Socioemocional para os Educadores. Houve ainda a palestra “BNCC e o DCRC. em pauta: Orientações Pedagógicas para 2020”. Essa mesma programação se repetiu na tarde desta quinta e na manhã e tarde desta sexta-feira.