Prefeitura de Eusébio abre inscrições para o Festival de Teatro

sexta-feira | 01/11/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, está com as inscrições abertas, de 1º a 22 de novembro, para a 11ª edição do Festival da Companhia de Teatro Macunaíma (11º FECTEM). O FECTEM foi criado inicialmente somente para a participação dos alunos de Teatro do município, mas agora abrange todos os grupos e coletivos de Eusébio. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, o Festival será realizado no dia 29 e 30 de novembro, a partir das 14 horas, na Escola Profissionalizante Eusébio de Queiroz.

Conforme o secretário Léo Abreu, as inscrições poderão ser feitas on-line ou de forma presencial na sede da Secretaria de Cultura de Eusébio, que fica no Prédio do NAEC, na Avenida Eusébio de Queiroz, 4600, Centro. Procurar o Departamento de Teatro, no horário de 10 às 21 horas. Mais informações podem ser obtidas somente pelo e-mail: fectemeusebio@gmail.com.

A história do Festival começou em 1996, quando jovens do município formaram um grupo de teatro com o objetivo de vivenciar as artes cênicas, conversar sobre cultura e suas possibilidades de criação e prática com o intuito de construir e experienciar espetáculos cênicos. Assim nasceu a Companhia de Teatro Macunaíma – CTM, tendo como diretor Tarcísio Christianne. Inicialmente o grupo se apresentava em igrejas, com os espetáculos de caráter religioso, neste mesmo período encenaram a primeira Paixão de Cristo, realizada na praça principal do município do Eusébio, em 1997.

Seus membros participaram do curso de iniciação teatral do Centro Cultural Dragão do Mar, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre as artes cênicas, buscando se capacitarem para o desenvolvimento das atividades teatrais acima referidas. A CTM, através das suas principais lideranças, realizou eventos e atividades culturais como o Carnaval Cultural, o Festejo Junino de Raiz, Espetáculos e Esquetes Teatrais.

O Festival foi idealizado em 2002, tendo como público-alvo os grupos teatrais dos alunos dos Polos de Atendimento do município e das Escolas de Nível Fundamental da rede pública, gerando oportunidades e possibilidades de participarem de competições culturais. O Festival, edição 2019, tem como objetivo gerar oportunidades para jovens talentos de teatro, valorizar as Artes Cênicas, Expressivas e Corporais e fazer a integração entre os diversos movimentos culturais do Eusébio.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que a Cultura e suas várias manifestações têm lugar de destaque da gestão municipal. Segundo ele, como política pública, a Cultura vem sendo fundamental no processo de formação cidadã das crianças e jovens da cidade, que tanto participam dos cursos ofertados pelo NAEC e nos Polos de Atendimento, como das atividades culturais que são disseminadas em toda a cidade. As inscrições podem ser realizadas através do seguinte endereço: https://bit.ly/2po7RhO