Prefeitura de Eusébio abre X Semana do Bebê

segunda-feira | 18/10/2021
Prefeito Acilon Gonçalves destacou a importância das políticas públicas voltadas para as crianças de 6 meses a 6 anos (Fotos: Jully Lioba/PME)

A Prefeitura de Eusébio abriu, nesta segunda-feira, a X Semana do Bebê em evento realizado no auditório da Autarquia Municipal de Controle Urbano e Meio Ambiente (AMMA) com a participação do Prefeito Acilon Gonçalves, da primeira-dama Marta Gonçalves e a primeira Bebê Majestade de Eusébio, Laura Soares. As atividades acontecem até a próxima sexta-feira (22) com a realização de uma programação bem diversificada com mesas redondas, ações nos CRAS, Postos de Saúde e Hospital Municipal, além de eventos online. A Semana será concluída com a coroação da Bebê Majestade 2021, na sexta-feira.

O prefeito Acilon Gonçalves abriu o evento saudando os médicos pelo seu dia que transcorre nesta segunda-feira. “Quero saudar a todos em nome da primeira-dama, Marta Gonçalves, minha esposa, que tem encabeçado o controle, a pavimentação do caminho da intersetorialidade, porque as políticas públicas só acontecem quando você trabalha com todos os setores alinhados. Mas hoje estamos aqui abrindo a X Semana do Bebê e quero parabenizar o UNICEF que tem feito várias programações para nos colocar a responsabilidade de fazer. A Semana é um conjunto de projetos e principalmente de ações para fazer acontecer transformações e oportunidades na vida das crianças de 6 meses a 6 anos. Essa é nossa responsabilidade todos os dias do ano. Mas é preciso muitas vezes ter um chamamento para essa responsabilidade para que nós não relaxemos”, disse.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Karine Pinheiro, disse que é uma preocupação dos conselhos também o monitoramento das ações e o desenvolvimento delas para a qualidade de vida das crianças e adolescentes e em especial para as crianças na primeira infância, “estaremos em alerta para podermos alcançar todas as metas previstas”, afirmou.

A primeira Bebê Majestade, Laura Soares, de 10 anos, falou da emoção e a honra de ter sido a primeira Bebê Majestade do Eusébio. Seu pai, Joaquim Soares destacou que nesses dez anos sempre tem comparecido com a Laura nas programações da Semana do Bebê. “O nascimento da Laura, para nós foi uma grata surpresa, pois eu já era avô e quero agradecer a Prefeitura e a Secretaria de Saúde, pois somos muito bem atendidos nos postos de saúde e nos demais equipamentos. O Eusébio é um exemplo do afago que as famílias recebem, do cuidado. Só gratidão!”, destacou.

A primeira Bebê Majestade de Eusébio, Laura Sores recebeu de presente da Prefeitura um tablete para auxiliar em seus estudos. Fechando a solenidade, a primeira-dama Marta Gonçalves afirmou que o presente tem como objetivo o desenvolvimento e a prosperidade de Laura. Falando para Laura disse: “que esse presente represente para você o crescer em todos os momentos de sua vida”. Ela falou também da importância da Semana do Bebê e das políticas públicas que o Eusébio vem desenvolvendo ao logo dos anos, em prol das crianças e dos adolescentes.

A diretora do Hospital Amadeu Sá, Inês Said, informou que diferente dos anos anteriores, quando o novo bebê majestade demorou para nascer, o deste ano poderá nascer a qualquer hora. “Recebemos na manhã de hoje uma mãezinha que já está em trabalho de parto e em breve deverá nascer uma menina. A mãezinha cumpriu todos os requisitos, é moradora de Eusébio, do bairro Jabuti e cumpriu as sete consultas. Então esperamos todos na sexta-feira para a coroação da nova Bebê Majestade 2021 de Eusébio,” enfatizou.

Participaram também da atividade os secretários Júlio César Alexandre (Educação), Josete Malheiro (Saúde) e Samara Cordeiro (Desenvolvimento Social).