Prefeitura de Eusébio adere a programa de prevenção e combate as fraudes e corrupção

quarta-feira | 06/10/2021
A participação do Eusébio neste Programa, possibilitará o aprimoramento maior de todos os meios de controles internos, atingindo assim transparência, moralidade e eficiência (Imagem: TCU)

O município do Eusébio aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), lançado pela Corregedoria Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que oportuniza o fortalecimento da administração pública com elevados padrões de integridade. A plataforma é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) e oferece a gestão municipal a oportunidade prevenir e evitar fraudes e corrupção por meio do Sistema e-Prevenção. A partir do diagnóstico a gestão pública conta com ferramentas e orientações voltadas ao aperfeiçoamento contínuo.

Segundo o corregedor Geral do Município, Antônio Marques, a inclusão do Eusébio nesse processo é de grande importância, “é interesse da Administração ser transparente para todos seus cidadãos, assim como para todos os setores da administração pública de modo geral. O município do Eusébio preza pela transparência e legalidade de seus atos, dessa forma, com uma Corregedoria atuante, com uma Controladoria atenta e participativa e todo um corpo de secretários e servidores comprometidos com a transparência pública, temos a certeza que só quem ganhará é o cidadão eusebiense”, afirma.

Ele acredita que a participação do Eusébio neste Programa, possibilitará o aprimoramento maior de todos os meios de controles internos, atingindo assim transparência, moralidade e eficiência em seus atos, premissas essas constitucionais, que regem a administração pública. Destaca, o corregedor que o compromisso da atual gestão é contribuir ao máximo para uma excelente prestação de serviço público, englobando desde o atendimento cordial ao cidadão até o melhor uso de recurso municipal no âmbito de todas as suas secretarias.

Antônio Marques observa que o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção visa externar medidas para que em conjunto possam ser previamente identificadas alguma inconstância, minimizando assim possíveis inadequações constitucionais relativas a gestão da administração municipal, de forma que o objetivo central seja a melhor aplicação de recursos públicos, quer seja financeiro e/ou pessoal. “Por isso acreditamos em um Eusébio cada dia mais forte e atuante,” avalia.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o programa vem intensificar as ações que a Prefeitura já vem realizando no trato da coisa pública, com ética, integridade e transparência. “Com certeza esse programa trará mais qualidade para a gestão pública ao mesmo tempo viabilizará o atendimento das expectativas da sociedade eusebiense com relação a transparência, o controle dos gastos públicos e a prevenção as fraudes e corrupção”, disse.