Prefeitura de Eusébio adere ao movimento “Maio Amarelo”

sexta-feira | 17/05/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), em parceria com a Secretaria de Educação, está realizando o “Maio Amarelo”. O movimento internacional tem como objetivo a conscientização da sociedade, visando a redução dos acidentes de trânsito. Durante todo o mês de maio, a equipe de Educação no Trânsito está realizando nas escolas e empresas, palestras, para estimular a participação das pessoas na campanha, além de blitze educativas. Conforme o presidente da AMT, Ocleilson Lima, o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Nas escolas, as palestras tiveram início na terça (14) e seguem até o dia 31, deste mês. Na terça, o evento aconteceu na Escola Mário Sales; Na quarta (15), na Escola do Cararu; Nesta quinta (16), na Escola Eduardo Alves e nesta sexta (17), na Escola Raul Tavares II. A programação nas Escolas seguemnos seguintes dias: Elisbão Pio (20); Guaribas (21); Evandro Ayres (22); João de Freitas Ramos (23); Josefa Sá (24); Francisco Tavares de Abreu (27); Paulo Sá (28), Lagoinha (29); São Miguel (30) e Neusa de Freitas Sá (31).

Segundo o agente de Trânsito, Felipe Cavalcante, que está na coordenação do movimento no Eusébio, a equipe de Educação de Trânsito (formada pelo comandante agente Almeida e pelos agentes; Nascimento, Costa, Cordeiro, Siqueira e Silva) apresenta até quatro tipos de palestras – para crianças, adolescentes, empresas em geral e para empresas de transportes pesados.

“Para cada público temos uma abordagem diferenciada, alertando sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito. Para crianças, usamos uma forma mais lúdica. Já para adolescentes e para adultos, abordamos sobre as principais infrações que ocorrem no município, que são: não uso do cinto de segurança; uso do celular ao volante; não uso do capacete e o uso de bebida alcoólica, que apesar de ocorrer em menor escala, deixa muitas sequelas”, ressaltou.

Segundo Ocleilson Lima, a Autarquia Municipal de Trânsito tem como objetivo no Movimento Maio Amarelo, conscientizar a sociedade sobre a responsabilidade que cabe a cada um para que o município tenha um trânsito seguro. “Nas escolas, por exemplo, orientamos os futuros motoristas sobre seus direitos e deveres e principalmente com relação à importância de se respeitar as leis vigentes. Os alunos, posteriormente, têm nos dado respostas sobre mudanças ocorridas em suas famílias, com base nas informações recebidas em nossas palestras”, comenta.

Quanto as blitze, Ocleilson destaca que o  material a ser distribuído dá ênfase ao uso do cinto de segurança; uso de equipamento adequado para transporte de bebê; respeito aos pedestres; proibição do uso da bebida alcoólica; respeito aos ciclistas, aos limites de velocidade, as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência; proibição do uso de celular ao volante e o risco de dirigir cansado ou com sono, entre outros.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, o Movimento Maio Amarelo é importante, pois concentra ações de mobilização da sociedade por um trânsito mais seguro, mas entende que o trabalho de conscientização deve ser contínuo. “A campanha está sendo levada para as escolas, pois entendemos que nossas crianças e adolescentes podem nos auxiliarem nessa mudança, alertando os pais e parentes sobre os cuidados que devem ser tomados no trânsito. Futuramente, as orientações recebidas podem servir também para que esses futuros motoristas sejam mais conscientes de suas responsabilidades na preservação da vida”, concluiu.