Prefeitura de Eusébio alerta aos pais sobre a necessidade de vacinar as crianças contra paralisia infantil

quarta-feira | 17/08/2022
O Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo será no próximo sábado, dia 20 (Foto: Agência Brasil)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando um esforço de vacinação, com especial olhar para a imunização contra paralisia infantil. A ação faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação ora em andamento. A Secretaria solicita aos pais que levem seus filhos menores de cinco anos aos postos de saúde para que recebam a gotinha, pois depois de vários anos sem casos, a doença está sendo diagnosticada em locais onde já estava erradicada, como ocorreu nos Estados Unidos.

A vacina contra Poliomielite faz parte do rol das vacinas que estão sendo aplicadas na atual campanha.  Outra preocupação, é que tem sido observado ao longo dos últimos anos uma diminuição da procura dos pais pelas vacinas de seus filhos, fenômeno que foi agravado devido os dois anos de pandemia de covid-19 e as restrições impostas pelas autoridades de saúde e lockdows.

Em paralelo a essa ação de combate a paralisia infantil, a Secretaria de Saúde do Eusébio também estará ofertando outras vacinas do calendário de imunização, visando a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. O público alvo da campanha são crianças menores de cinco anos e adolescentes. Para os adolescentes serão ofertadas algumas vacinas para essa faixa etária, como por exemplo a destinada ao combate de HPV, que protege contra o câncer de colo de útero, e destinada a menores de 15 anos.

A Secretaria chama a atenção dos pais e responsáveis com relação a esse calendário para que não deixem de levar seus filhos para serem imunizados contra doenças que podem levar a óbito. Neste próximo sábado, dia 20, a Prefeitura de Eusébio estará realizando o Dia D da Campanha de Multivacinação, quando todas as unidades básicas de saúde estarão abertas, como também a equipe do Shopping Eusébio, que fará tanto a vacinação contra Covid-19  como também a multivacinação, com especial foco para colocar em dia a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes.