Prefeitura de Eusébio alerta para o risco da chegada da variante delta do novo coronavírus

quarta-feira | 11/08/2021
as Unidades de Saúde receberam a recomendação de realizarem a busca ativa diária de casos (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está ajustando os procedimentos de Vigilância Genômica, que consiste no monitoramento de novas variantes com maior potencial de transmissão do novo coronavírus, treinando as equipes de atenção básica, UPA e Hospital Amadeu Sá para monitoramento e rastreamento de casos sugestivos de investigação epidemiológica de variantes no município .

A SMS emitiu nota de alerta a pessoas viajantes fora do estado, bem como tem atuado na orientação dos profissionais de saúde com vista a identificação e testagem em tempo hábil de pessoas sintomáticas para se obter o diagnóstico com brevidade, e com isso acompanhar de modo mais aproximado as condutas de quarentena, isolamento social, as pessoas que mantiveram contato, para com isso reduzir os riscos de propagação do vírus de forma mais agressiva entre a população.

Atualmente são conhecidas quatro variantes: Alfa (Reino Unido, setembro/2020); Gama (Manaus, novembro/2020) Beta (África do Sul, maio/2020) e Delta (Índia, outubro/2020). A variante Alfa já atingiu 83 países, entre eles o Brasil; a Beta chegou a 40 países; a Gama, 21 países, quando do ressurgimento da onda pandemia no Brasil e a variante Delta que está em alta taxa de expansão global, atingindo países como: Índia, Reino Unido, Israel, México, Estados Unidos, Bélgica e Brasil.

Até o momento, no Brasil, são 143 casos confirmados nos estados do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Maranhão, Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais. No Ceará, neste período, são 15 casos confirmados: Fortaleza (05); Caucaia (01); Choró (01); Jaguaretama (01); Irauçuba (01); Ipueiras (01); Itapipoca (01); Poranga (01); Sobral (01); Tauá (01) e Paraipaba (01).

O rastreio de novas variantes leva em conta o histórico de viagens, contatos próximos ou domiciliares, sintomas de Covid-19 após duas semanas da segunda dose da vacina; óbitos ou casos graves, com internação; suspeitos de reinfecção (comprovação anterior positiva – laudo diagnostico com teste detectável para RT-PCR).

Visando monitorar os novos casos, as Unidades de Saúde receberam a recomendação de realizarem a busca ativa diária de casos entre os pacientes ambulatoriais, entre os atendidos em emergências e os internados, mas a atenção maior deve ser dada aos pacientes com histórico de viagens recentes.

Em caso de suspeita, a recomendação é que seja feita a coleta de duplo swab em um mesmo tubo (nasofaríngeo e orofaríngeo) e a coleta sanguínea; deve-se também comunicar imediatamente ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), entre outras medidas.

Viajantes

Nos casos de sintomas que venham sugerir uma doença respiratória aguda durante ou após a viagem, os viajantes devem procurar atendimento médico e compartilhar seu histórico de viagens com o profissional de saúde. Com relação aos viajantes oriundos de outros estados onde existem casos de novas variantes, orienta-se realizar quarentena de 14 dias após o dia da chegada no Ceará com automonitoramento quanto ao surgimento de sintomas.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, as medidas são necessárias para evitar o alastramento de novos casos que possibilitem uma nova onda pandêmica. “Os testes nos viajantes que apresentem sintomas serão encaminhados para testagem molecular e selecionadas para sequenciamento viral baseado em critérios técnicos e de qualidade. Os trabalhos serão conduzidos em parceria e sob supervisão da Rede Genômica Fiocruz, o LACEN e o HEMOCE, vinculados à SESA, que estão monitorando ativamente o vírus e as variantes no país”. destaca.