Prefeitura de Eusébio alerta população sobre a prevenção do Aedes aegypti no período das chuvas

sexta-feira | 17/01/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, alerta a população a continuar, de forma permanente, com a mobilização pelo combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes aegypti. Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, o período de chuvas, que está iniciando neste mês de janeiro, é o mais propício à proliferação do mosquito, e consequentemente é a época de maior risco de infecção.“Não devemos nos descuidar nenhum dia do ano e manter todas as medidas possíveis em ação para prevenir focos,” comenta.

No ano passado, foram notificados no município 41 casos de dengue, mas apenas deles três foram confirmados. Já casos suspeitos de Chikungunya chegaram a 13 casos e de Zika dois casos, mas não houve confirmação dos mesmos. O Índice de Infestação Predial (IIP) no Eusébio é de 0%. “Mesmo com esses números, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção,” destaca o secretário.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta que as chuvas tendem a intensificar o surgimento de criadouros potenciais, a partir do maior quantitativo de água parada em locais como lavanderias, pneus, tonéis, caixas d’água destampadas e vasos de plantas, que devem ser constantemente esvaziados. “Para evitar os riscos, é recomendável a verificação interna e externa da residência, evitando descartar nos quintais e jardins, materiaisque possam acumular água, além da verificação dos ralos, calhas e caixas d´água para evitar que estejam abertas ou entupidas. No caso dos ralos, o uso de telas também colabora para evitar o acesso dos escorpiões às residências,” pontua.

Os sintomas das arboviroses variam muito, já que sua única característica em comum é o fato de serem transmitidos pelo mesmo mosquito. ADengue, Zika vírus e febre Chikungunya tem sintomas bem parecidos, como por exemplo: febre, dor de cabeça, mal-estar, dor nas articulações, manchas vermelhas e erupções na pele, náuseas e vômito.

O que muda é a intensidade de cada sintoma. A dor de cabeça costuma ser mais intensa na dengue, enquanto a dor nas articulações é mais intensa na febre Chikungunya e o Zika vírus raramente apresenta febre ou outros sintomas mais característicos. Além disso, o Zika vírus pode ter como sintoma um quadro de conjuntivite sem secreção, ou seja, os olhos ficam inchados e vermelhos. Já a febre Chikungunya apresenta dor intensa nas juntas, que pode até causar inchaço. Portanto todo cuidado é pouco, com relação a prevenção contra o Aedes Aegypt.