Prefeitura de Eusébio alerta que colocar entulhos e podas nas vias públicas é crime ambiental

sexta-feira | 16/07/2021
Quem vai construir deve contratar o serviço de coleta de entulhos, pois descartar materiais nas vias públicas é crime ambiental (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, alerta que colocar entulho em via pública é crime ambiental e no caso de ser identificado o infrator, este pode responder judicialmente. Segundo o secretário de Obras, Ícaro Sampaio, os mutirões de limpeza continuam sendo realizados de forma sistemática nos bairros, durante este mês de julho. “Mas precisamos da colaboração da população para não jogar lixo, entulho, restos de podas nas ruas, pois isso vem prejudicando nossa cidade”, disse.

A Secretaria mobilizou quatro equipes desde março desse ano com mais de 40 pessoas para fazer a retirada de lixo nas ruas que vinha obstruindo as vias. Além da população, empresas de construção civil também têm utilizado a prática de descartar entulhos nas vidas públicas. “Isso onera os cofres públicos. Quem vai fazer reforma ou construção deve contratar o serviço específico que é particular para o descarte do entulho”, ensina.

Outros problemas encontrados pelas equipes de limpeza são: restos de podas de árvores de residências e de sítios e lixo domiciliar descartados nas ruas, formando pontos de lixo. “Pedimos a população que só coloque os resíduos nas ruas nos dias da coleta. O que tem acontecido é que limpamos um local e no mesmo dia as pessoas já começam a colocar lixo de novo. Por isso solicitamos a população que também faça sua parte para manter a cidade limpa, pois o lixo atrai ratos, baratas e outras pragas prejudiciais à saúde”, ressalta.

O prefeito Acilon Gonçalves diz que manter uma cidade limpa é tarefa do município, mas carece muito da colaboração da população. “Essa é uma parceria que a Gestão quer manter com cada eusebiense. Se cada um cuidar do seu lixo, descartar de forma correta e aguardar o dia da coleta para colocar os resíduos em sacos fechados na frente de suas casas, evita que animais espalhem o lixo pelas vias, e com isso também impede a contaminação do solo, reduz os riscos de alagamentos e inundações, além da poluição atmosférica”, destaca.

Além da coleta regular do lixo comum, o Eusébio mantém o Sistema de Coleta Seletiva, que é administrada pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) que atende a 100% do município. “Com esses serviços e a contribuição de nossos cidadãos, teremos uma cidade mais sadia e limpa e assim sobrará mais recursos para investirmos nas áreas sociais em benefício da própria população”, conclui.