Prefeitura de Eusébio amplia Programa Estudante Padrão para todas as séries do Ensino Fundamental

terça-feira | 11/12/2018

Diante do sucesso alcançado no primeiro ano de sua implantação, a Prefeitura Municipal de Eusébio, decidiu ampliar o alcance do Programa Estudante Padrão (PEP) para todas as séries do Ensino Fundamental. O projeto foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira da Câmara Municipal de Eusébio e valerá para o ano letivo de 2019. Atualmente, o programa premia com uma bolsa mensal de R$ 200,00 os melhores alunos das turmas do 5º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, uma bolsa de R$ 200,00 por mês durante um ano.

O projeto tem por objetivo incentivar a melhoria do desempenho escolar, além de promover a cultura de paz, fomentando o respeito à vida e a dignidade de cada ser humano. Pela proposta, os jovens estão vinculados a Secretaria Municipal de Educação, recebendo uma bolsa de estudos e participando de atividades de monitoria do programa de ensino em tempo integral, pelo período de duas horas diárias de segunda a sexta-feira, nas escolas de ensino fundamental do município, mesmo que já estejam cursando o ensino médio.

A Secretária de Educação, Goretti Frota destaca o sucesso do projeto, que visa ainda: o combate a todo e qualquer tipo de preconceito; o desenvolvimento das aptidões individuais dos alunos; o incentivo ao Protagonismo Juvenil; oferecimento de atividades que permitam enriquecer o tempo extracurricular dos educandos e estimular o envolvimento dos alunos em atividades colaborativas. “O trabalho consiste em fortalecer a solidariedade, o companheirismo e a formação cidadã de nossos alunos”, assevera.

Entre os critérios necessários para fazer jus à participação no programa, com o recebimento da bolsa de estudos, ela cita que os alunos devem atender alguns requisitos, como ter assiduidade e pontualidade, com no mínimo 75% de frequência, ressalvados os casos de atestados médicos; ter um bom relacionamento com os colegas de sala, núcleo gestor e toda comunidade escolar; trabalhar bem em grupo, cumprindo as atividades escolares e manter envolvimento com os projetos e atividades da escola e apresentar aprendizagem satisfatória na leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves a ampliação do Projeto para todas as turmas atende uma reivindicação dos próprios alunos e serve como incentivo para que todos se empenhem em busca de melhoria pessoal para sua formação como cidadão. “Queremos que o rendimento tenha continuidade em todas as séries e que nossos alunos entrem no ensino médio com toda vontade de continuar seus estudos, até a faculdade. Dessa forma seu futuro estará garantido. Além disso, nossos alunos têm que ter respeito aos pais e professores; e ficar longe dos que pregam a violência e o uso das drogas,” aconselhou.