Prefeitura de Eusébio amplia serviço de coleta seletiva a partir de fevereiro

segunda-feira | 28/01/2019

A partir de fevereiro, a Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), vai iniciar a ampliação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no município, que hoje atende 13 bairros. Os trabalhos começam de 11 a 20 de fevereiro no bairro Tamatanduba e de 25 de fevereiro a 1º de março no Urucunema. Conforme o calendário de implantação, a meta é que até julho deste ano, esse trabalho de ampliação esteja concluído.

Em março, a previsão é que o serviço seja ampliado no bairro Novo Portugal, com os trabalhos sendo realizados entre os dias 4 a 14; de 18 a 22 de março, será a vez da localidade Quadras receber também a ampliação e de 25 a 29 de março, o Cararu. No mês de abril a Coleta Seletiva será ampliada nos bairros Coqueirinho (02 até 05 Abril); Cauaçu (08 até 18 Abril) e Guaribas (22 até 03 de maio).

O processo de ampliação em maio será dedicado ao bairro Timbú, que receberá as equipes de divulgação e posteriormente a visita dos caminhões de coleta de 6 até 24 de maio. No mês de junho de 03 até 14 Junho, será feito o trabalho de ampliação do serviço no bairro Olho D ́água; e de 17 até 28 Junho, será a vez do bairro Encantada. Os trabalhos de ampliação da Coleta será concluída em julho, de 02 até 18 Julho, no bairro Amador.

Segundo a coordenadora da Coleta Seletiva de Eusébio, Jaíres Lima, esse serviço foi implantado no município em março de 2015 e hoje atende 13 bairros (Centro, Lagoinha I, Lagoinha II, Coité, Tamatanduba, Urucunema, Parque Havaí, Autódromo, Mangabeira, Precabura, Jabuti, Santa Clara e Santo Antônio). “Estamos nesse processo de ampliação da coleta com três caminhões trabalhando e assim também beneficiando as famílias de catadores que hoje participam do programa”, destaca.

O presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Celso Rodrigues, pontua que nos meses de Junho e Julho do ano passado houve uma queda considerável da coleta devido os caminhões encontrarem com problemas mecânicos. Mas o problema já está solucionado, e mesmo durante aquele período, a Educação Ambiental não deixou de fazer seu trabalho de divulgação da Coleta, pois foram realizadas visitas e implantações do serviços em novos

condomínios. “No início do mês de dezembro foi implantado a coleta no bairro Precabura e parte do bairro Tamatanduba”, pontua.

No ano passado, foram coletados 238.988,8 kg, sendo 71.519 kg de papelão, 54.421 kg de papel misto; 25.250 kg de vidro; 22.000 kg de ferro; 16.441 kg de papel branco e 14.940,5 kg de filme, entre os mais relevantes.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que com esse trabalho de ampliação da rede de coleta, o Eusébio será o primeiro e único município do Ceará a ter praticamente quase todos seu território atendido pela coleta seletiva de resíduos sólidos. “Além dos benefícios econômicos para os recicladores, estamos conseguindo reduzir os desperdícios, os gastos com limpeza urbana e tornando nosso ambiente mais saudável e sustentável”, pontua o gestor municipal.