Prefeitura de Eusébio anuncia beneficiados com o segundo lote do Vale Gás; entrega será na terça-feira em domicílio

sexta-feira | 29/05/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), está divulgando a relação dos beneficiários do segundo lote do auxílio Vale Gás do Governo do Estado (veja link abaixo). Os benefícios serão entregues a partir de terça-feira próxima, dia 2 de junho, em domicílio, como aconteceu na primeira fase. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Michele Queiroz Cariello, o terceiro lote será entregue na segunda quinzena de Junho.

O Vale Gás é um apoio às famílias em situação de extrema vulnerabilidade, moradoras da zona urbana e rural, concedido durante o período de emergência, gerado pela pandemia do novo Coronavírus. O benefício foi baseado na Lei Estadual de no 17.202, de 8 de abril de 2020, regulamentada pelo Decreto no 33.546, de 21 de abril de 2020, que autoriza o poder executivo a adquirir e distribuir gás em botijão às famílias em situação de maior vulnerabilidade social do Estado do Ceará, durante o Estado de Calamidade Pública. Portanto esses projeto foi concebido como forma de amenizar o impacto social negativo decorrente da pandemia do Coronavírus, nos municípios cearenses.

Segundo Michele, o benefício tem contribuído para redução da vulnerabilidade social de famílias, durante o estado de calamidade pública; tem complementado de forma indireta, a renda mínima das famílias mais vulneráveis, e contribuído para que as famílias em grave situação de vulnerabilidade tenham acesso ao gás de cozinha, contribuindo para o preparo da alimentação das famílias assistidas;

Têm direito ao Vale Gás, as famílias que sejam beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; que sejam beneficiárias no Programa Bolsa Família, com renda “per capita” igual ou inferior a R$ 89,34 e quepossuam jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no Programa Superação. Conforme o Governo do Estado, as famílias foram selecionadas pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e teve como referência a folha de pagamento do Programa Bolsa Família do mês de abril/2020, listagem das famílias atendidas pelo Cartão Mais Infância Ceará. A Prefeitura de Eusébio não teve nenhuma participação na indicação das pessoas.

Funcionamento

A partir do dia 2 de junho, os equipamentos da Secretaria do Desenvolvimento Social voltarão a funcionar de 8 as 14 horas, com equipe reduzida, como ocorreu na primeira fase do isolamento social. A secretária Michele Queiroz, no entanto, solicita que as pessoas continuem priorizando o atendimento via telefone, só se dirigindo ao CRAS ou a outro equipamento da Assistência Social se for estritamente necessário. “Temos que manter o isolamento social e os cuidados devidos, já divulgados pelas autoridades sanitárias do município e do Estado. Principalmente as pessoas do grupo de risco devem se preservar e ficar em casa,” disse a secretária.

Serviço:

Contatos dos equipamentos da SDS

CRAS Sede: 98103-5108

CRAS Mangabeira: 98208-7509

CRAS Jabuti: 98191-5446

CREAS: 99737-3515

Conselho Tutelar: 98587-6616

CMVPV: 98116-5186

Veja relação dos beneficiados no segundo lote do Vale Gás no link abaixo: