Prefeitura de Eusébio anuncia início do ano letivo para 19 de fevereiro

sexta-feira | 26/01/2018

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Educação (Seduce), anunciou o início do ano letivo para o dia 19 de fevereiro. Segundo a secretária Goretti Martins, devido a grande procura por matrículas nas escolas do município, está sendo necessário realizar algumas melhorias estruturais nas escolas e creches para que nenhum aluno fique fora da escola, como tem afirmado o prefeito Acilon Gonçalves.

Enquanto isso, as matrículas continuam sendo realizadas para novatos até o dia 31 de janeiro na Central de Matrículas que fica na sede da Secretaria de Educação (procurar Alexsandra ou Liane Frota). O período do Tempo Integral, segundo Goretti, será iniciado em março. Ela observa que após o início das aulas e adaptação dos alunos é que o período tem início. “O período do tempo integral tem carga horária de 50 horas semanais. Os alunos permanecem nas escolas de 7 às 17 horas.

Neste ano em todas as escolas, o Tempo Integral será optativo, a pedido dos pais dos alunos, para que estes possam participar de atividades, como cursos e práticas esportivas, fora da escola. No ano passado, três escolas funcionavam exclusivamente com Tempo Integral: Neusa Freitas de Sá, Raul Tavares II e Paulo Sá. Apesar da boa experiência, a prefeitura decidiu acatar o pedido dos pais e dos alunos e tornar o projeto optativo. Hoje 100% das escolas da rede municipal oferecem o Tempo Integral.

Resultados

Conforme dados do Perfil Básico Municipal, do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), que traz dados de 2016, o município obteve uma escolarização líquida de 100%, bem acima do obtido pelo Estado do Ceará, que ficou em 89,06%. O município alcançou um índice de aprovação nas escolas municipais de 96%, enquanto o índice estadual ficou em 93,1%.

Já o índice de abandono nas escolas municipais foi de apenas 0,5%, bem abaixo do índice estadual que atingiu 1,4%. Conforme a secretária Goretti, a Secretaria procura manter ações buscativas e o contato bem próximo das famílias para evitar o abandono. Ela destaca a grande melhora desse índice desde quando ele começou a ser medido, em 2004, quando o percentual chegou a 7,18%.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que diante dos bons índices que a Educação vem obtendo, ela continuará sendo prioridade em seu mandato, com o fortalecimento do Tempo Integral, e com o acompanhamento do aluno em toda sua vida escolar. Ele assevera que no ano passado quatro escolas municipais: Josefa Sá, do Largão, Mário Sales e Miriam Abreu receberam a premiação Escola Nota Dez do Governo do Estado, pelo bom desempenho.

“O Eusébio foi o único município integrante do Conselho Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 1), a ter escolas incluídas na premiação. Um resultado que nos dá a certeza que estamos no caminho certo e que nos incentiva a ampliar ainda mais nossos esforços por uma educação de qualidade”, concluiu.