Prefeitura de Eusébio anuncia melhorias na área de Cultura

segunda-feira | 18/01/2016

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, anuncia melhorias para o setor neste ano de 2016. Dentre elas, a reinauguração do Centro Cultural (Núcleo de Artes, Educação e Cultura) previsto para o final de fevereiro. O secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu revela que entre as novidades do novo prédio, foram construídas duas salas acústicas, o que possibilitará a realização dos cursos de música em um ambiente mais adequado e com melhores recursos para os aprendizes.

Ele destaca, ainda, a criação do curso de Jazz, entre os oferecidos na área de dança. “Nossos professores passaram o período de recesso, participando de capacitações e apurando suas técnicas. Eles vão trazer novidades para os cursos, que serão mais dinâmicos. A idéia é que os alunos possam trocar experiências com artistas, que já estão no mercado e com isso poderão ter uma melhor preparação”, pontuou.

Léo Abreu revela que a Prefeitura de Eusébio, através da Secult, firmou parceria com o Porto Iracema de Artes, que é uma escola de formação e criação cultural, ligada ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de Fortaleza. “Essa escola é uma grande referência em cursos na área de artes. Com isso vamos trazer para o Eusébio vários cursos, que terão instrutores vindos de várias partes do Brasil. Essa parceria é fruto do projeto de descentralização que o Porto Iracema de Artes está realizando, iniciando pelo Eusébio”, disse.

Outros destaques para este ano, segundo Léo Abreu, é a realização do Caldeirão de Artes, um mix- ação que vai trabalhar o teatro, dança e música; o Festival de Teatro e a Paixão de Cristo, que neste ano terá grandes novidades. “Vamos ampliar as ações e aperfeiçoar os projetos que já executávamos, como por exemplo, a ampliação da Biblioteca Patativa do Assaré, que contará com novo ambiente, que propiciará um maior incentivo a pesquisa e a leitura dos cidadãos”, observa.

Por fim asseverou que outro projeto que retornará será o “Recreio Cultural”, que leva às escolas, ações culturais e artísticas com a participação dos alunos da rede municipal. O secretário informa também que estão abertas as inscrições para os 17 cursos oferecidos pelo Centro Cultural. Os interessados devem se deslocar a sede provisória da Secult-Eusébio, que fica ao lado da Delegacia Metropolitana, na Avenida Eusébio de Queiroz. Segundo ele, também estão sendo realizadas as re-matrículas e a confirmação das vagas.

O Prefeito Júnior afirma que, entre as políticas públicas que tornaram o Eusébio referência nacional em padrão de vida e como município de alto desenvolvimento, estão as ações sociais, e dentre elas a Cultura. Ele destaca que a produção cultural, hoje, do Eusébio é uma das mais férteis e bem sucedidas do Estado. “Isso ocorre, sem dúvidas, pelo estímulo dado pela administração a arte e a cultura, através das ações descentralizadas que visam atender a todos os cidadãos, sejam com cursos de capacitação, eventos culturais e artísticos. A Cultura é levada a toedos de forma democrática, desde as crianças até as pessoas da terceira idade”, frisa o gestor muni