Prefeitura de Eusébio assina convênio para realização do Programa de Educação Fiscal

quinta-feira | 15/07/2021
A iniciativa tem por objetivo estimular o pleno exercício da cidadania, estimular a educação fiscal e promover a discussão das finanças públicas (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Finanças e Planejamento e a Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (14) a assinatura do convênio entre a Fundação Raimundo Fagner, Empresa 3Corações, a Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz e a Prefeitura de Eusébio para a implantação do Programa Eusébio de Educação Fiscal (PEEF).

Segundo o secretário de Finanças e Planejamento de Eusébio, Alexandre Cialdini, a iniciativa tem por objetivo estimular o pleno exercício da cidadania, promover campanhas de premiação aos contribuintes com o fisco municipal, estimular a educação fiscal e promover a discussão das finanças públicas das principais esferas da sociedade civil, bem como propiciar relação harmoniosa e participativa entre o cidadão e o Município do Eusébio, conscientizando para a função socioeconômica dos tributos.

Por intermédio do programa, 12 alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional foram selecionados para receber capacitação sobre a natureza do tributo, importância dos gastos públicos, da solicitação de nota fiscal, entre outros temas. Além disso, os alunos terão treinamento teórico e prático sobre tecnologias de georreferenciamento e atuarão em conjunto com a Sefin nessa atividade. A Escola Profissional contará com um laboratório com equipamentos, computadores, laptops e notebooks para que os alunos possam estar vivenciando a educação fiscal.

Protagonismo

O criador da Fundação Raimundo Fagner, cantor Raimundo Fagner, participou do encontro de forma online e ressaltou a importância da parceria entre as empresas visando melhorias na educação para os jovens. Segundo a diretora da Fundação Raimundo Fagner, Tereza Tavares, esse momento é um marco. “A Fundação trabalha com crianças e adolescentes, mas também trabalha com o protagonismo juvenil e o Projeto de Educação Fiscal chega num momento onde os jovens precisam construir seus projetos de vida. Ele entra como uma complementariedade a todas as ações que a Fundação já desenvolve visando que os nossos educandos, os nossos meninos e meninas, se transformem em verdadeiros cidadãos”, afirmou.

O aluno da Escola Profissional Eusébio de Queiroz, Adryelson Sousa, que participou da reunião virtualmente, disse que o projeto é de grande importância para que os alunos tenham entendimento sobre os tributos e suas destinações. “Vamos conhecer quais políticas públicas são realizadas pela Prefeitura para atender as necessidades sociais. Estamos tendo esse curso de grande valor e acredito que será um projeto muito importante e que trará muito conhecimento para os jovens do Eusébio”, comentou.

O secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa, pontua a importância da Educação Fiscal na formação dos alunos de Eusébio. “A educação fiscal vai ser um componente curricular dos alunos do 6º ao 9º ano no sistema semipresencial. Vamos trabalhar com os professores o material didático, e o que mais chama a atenção é que os alunos da escola profissional vão trabalhar com nossos alunos do Ensino Fundamental. A educação fiscal será grande protagonista nesse novo processo,” detalhou.

Experiência

A professora Graça Silveira, diretora da Escola de Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, argumenta que tem sido importante a abertura da Prefeitura para que os alunos possam participar desse projeto. “Ele é fruto de uma construção coletiva, tendo como parceiros a Prefeitura de Eusébio, a 3Corações e a Fundação Raimundo Fagner. Temos experiência anterior que foi a criação da empresa júnior, quando os nossos alunos aprenderam muito. Com certeza, agora os alunos vão fazer um trabalho excelente, pois estão comprometidos. Estamos felizes em contar com a Prefeitura e com esses parceiros”, ressaltou.

Estavam presentes na assinatura do convênio, o prefeito Acilon Gonçalves; o presidente do grupo 3Corações, Pedro Lima; gerente de Responsabilidade Social da 3Corações, Milene Pereira; a diretora da Fundação Raimundo Fagner, Tereza Tavares; o secretário de Finanças de Eusébio; Alexandre Cialdini; o secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa; o procurador Geral do Município, Celso Torres; o procurador e secretário da PGM, Daniel Paixão; a secretária de Apoio ao Gabinete, Tamara Holanda, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, a diretora da Escola de Ensino Profissional, Graça Silveira; o coordenador de Estágio da Escola de Ensino Profissional, Samuel Vieira.