Prefeitura de Eusébio assinará ordem de serviço para dar início a limpeza da Lagoa dos Pássaros

quinta-feira | 08/09/2022
O ptefeito Acilon Gonçalves cumpre promessa de iniciar os serviços pela Lagoa dos Pássaros, que está tomada de aguapés (Foto: Jully Lioba/PME)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), vai assinar a ordem de serviço para a realização da limpeza e urbanização das Lagoas do Polo de Lazer (Centro), Lagoa dos Pássaros (Guaribas) e Lagoa do Coaçu (Coaçu), importantes espelhos d’água do município. O valor total do orçamento chegou a R$ 5.954.083,25 (cinco milhões, novecentos e cinquenta e quatro mil, 83 reais e vinte e cinco centavos) sendo o prazo de execução em torno de 150 dias.

Conforme o secretário-adjunto da AMMA, Sebastião Albuquerque, estão previstos vários serviços visando criar áreas de convivência para os eusebienses. A empresa vencedora da licitação foi a MPI Construções LTDA. Conforme promessa do prefeito Acilon Gonçalves, a Lagoa dos Pássaros será a primeira a receber as intervenções, que prevêem a retirada dos aguapés, limpeza, rebaixamento do sangradouro para que e o nível da água fique no máximo a 20 cm do nível do solo e a devolução do espaço para o lazer da população.

A Lagoa dos Pássaros é uma das mais belas e inexploradas do município. Após a limpeza, a AMMA deverá realizar inspeções para identificar a origem da poluição dos espelhos d’água. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, cerca de 4,86% do território do Município é basicamente composto pelos afluentes das bacias do rio Cocó e Pacoti. “Além das lagoas previstas nessa ordem de serviços, temos outras Áreas de Proteção Ambiental (APA´s) as quais vamos trabalhar para que também sejam beneficiadas. Dentre as metas de nossa administração estão as ações que visam a preservação do meio ambiente, pois entendemos como um fator primordial para melhoria da qualidade de vida da população”, frisou.