Prefeitura de Eusébio atualiza trabalhadores das salas de vacinação

quinta-feira | 12/07/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (12), uma atualização sobre Sala de Vacina, voltada para os técnicos do setor. A capacitação foi coordenada pelo Departamento de Imunizações, dando continuidade a formação da equipe. No mês passado participaram da ação os enfermeiros do município.

O objetivo da atividade é capacitar profissionais para atuarem em salas de vacinação, discorrendo sobre os princípios básicos da imunização, indicações, vias de administração, contraindicação e eventos adversos mais comuns, com a finalidade de sistematizar uma rotina segura no setor de imunizações.

Segundo a coordenadora do Departamento de Imunizações, Rita Alexandrino, entre os temas abordados estão a atualização do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Ela observa que o programa possibilita aos gestores envolvidos uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro das vacinas aplicadas e do quantitativo populacional vacinado. Por outro lado, possibilita também o controle do estoque de vacinas necessário.

Foram repassadas ainda algumas correções de procedimentos e sobre a próxima campanha de imunização. “Essa iniciativa é para que todos os profissionais se sintam ainda mais seguros para atuação nas salas de vacinas das unidades, oferecendo a comunidade um serviço de qualidade”, salientou o secretário de Saúde, Mário Lúcio.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância e a necessidade de criar oportunidades permanentes de capacitação para atualização e aperfeiçoamento do trabalhador da sala de vacinação. “É uma oportunidade para a troca de saberes e experiências sobre a saúde da população, com ênfase na proteção dada pelas vacinas. Essa atualização nos dá também a tranquilidade que nosso pessoal estará apto a realizar os procedimentos necessários na aplicação das imunizações, na conservação e garantia de que estaremos sempre acima da meta estabelecida pelo Governo Federal, nas várias campanhas de imunização”, destacou o prefeito.