Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Prefeitura de Eusébio autoriza início das obras de pavimentação de 42 ruas e ampliação da Escola João de Freitas Ramos

segunda-feira | 16/05/2022
A comunidade do Coité participou da solenidade realizada na manhã de domingo (Fotos: Levy Oliveira)

A Prefeitura de Eusébio realizou, neste domingo (15), uma solenidade para a assinatura das ordens de serviço de duas obras de grande importância para o município. Uma é referente a pavimentação em pedra tosca (calçamento) de 42 ruas em diversos bairros da cidade e a outra é a construção de uma nova estrutura, com 13 salas de aula, para a Escola João de Freitas Ramos, localizada no bairro Olho D’água.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou que dentre as ruas que integram o pacote de pavimentações estão as ruas Danielo Dias e Décio Vasconcelos, no Coité, bairro que sediou o evento deste domingo. A primeira ordem de serviço que foi assinada foi relativa as melhorias na Escola João de Freitas Ramos. Presente ao evento, o secretário de Educação, Júlio César Alexandre frisou que o município do Eusébio, dentro da política educacional, está passando por um processo de grande desenvolvimento, pois tornou-se um canteiro de obras.

“Todas as escolas estão passando ou por reformas, ou ampliações, ou obra nova. Na Escola João de Freitas são 13 novas salas de aula, divididas em 2 pavimentos, novos banheiros, urbanização do entorno com área de convivência e estacionamento. Prédio adaptado com acessibilidade para pessoas com deficiência visual e cadeirantes. Em qualquer outro município isso não é reforma ou ampliação, é uma nova escola. Se você calcular 13 salas de aula com 30 alunos por sala de aula, são quase 300 novos alunos. E tem um detalhe, a expectativa da Escola João de Freitas com essa ampliação, é tornar-se uma escola em tempo integral e além disso nos dá condição de transformá-la em uma Escola especialista, que vai cuidar apenas de uma modalidade e ensino, que poderá ser de 1º ao 5º ou do 6º ao 9º ano, e isso é de fundamental importância na qualidade do ensino. Vamos ser referência no Estado do Ceará, por não dizer no Brasil em aprendizagem dos alunos”, pontuou.

A assinatura da ordem de serviços seguinte foi referente ao pacote de pavimentação em pedra tosca de 42 ruas. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Ícaro de Almeida observou que o projeto é realizado em convênio com a Caixa  Econômica Federal. “Iniciamos com topografia, com detalhamento de projeto e aprovação na Caixa. Agora estamos em um momento muito especial, dando o ponta pé inicial numa obra que vai trazer uma melhoria qualitativa e um serviço essencial que é a pavimentação. São 42 ruas que serão beneficiadas em quase todos os bairros, ou seja 103 mil m². Frisando bem que dentro desse contrato não faremos só a pavimentação, faremos sarjeta, meio fio e calçada com acessibilidade, rampa para deficiente e marcação para deficiente visual”, ressaltou.

O prefeito Acilon Gonçalves lembrou que andado pelos bairros vê o quanto de obras foram realizadas em 17 anos de gestão, dele (três mandatos) e do ex-prefeito Arimatéa Júnior (um mandato). “Quando pegamos a prefeitura, o Eusébio tinha 1.100 ligações de água, hoje são 12 mil e temos o maior cuidado pois no próximo 5 anos deverá começar o saneamento, vamos ver com a Cagece resolver ponto a ponto e vamos fiscalizar as obras de reforma das ruas, após a colocação dos canos. Creio que em 5 anos começará a grande obra de saúde que será o saneamento total do município”, frisou.

Na Educação, disse que a Prefeitura está ampliando as escolas para até o final do seu mandato entregar 150 novas salas de aula. “Hoje temos 44 prontas e 48 a 50 em andamento. No Novo Portugal temos o Mundo Encantado que está com as obras no segundo piso. Na licitação está para iniciar o processo a Escola São Miguel, e a ponto de funcionar estão a Creche Maria Zuleide Rocha e Francisco José dos Santos. As obras da Escola Erotides Melo estão bem adiantadas, mas temos, até o final do ano que vem, disponibilizar para as famílias vagas de creche para 100% das crianças de seis meses a 3 anos. Já temos 100% de 3 a 6 anos matriculadas. Vamos ampliar as creches, fazendo a creche do Santa Clara, do Encantada, ampliando a creche do Coaçu, ampliando a creche do Novo Portugal e vamos transformar a Escola Vivendo Feliz em creche e Educação Infantil”, detalhou.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Acilon Gonçalves; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ícaro de Almeida; o secretário de Educação Júlio César Alexandre; o secretário de Esportes e Juventude, Michel Choquito; a secretária de Gabinete, Tamara Holanda; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, o secretário de Governo, Adailton da Silva (Dadá); Secretária-Executiva de Desenvolvimento Social, Patrícia Studart; secretário da Regional VI (Fortaleza), Túlio Studart e os vereadores Wanda, Nildinho, Elenilson, Roberto Rocha e Neila.

Veja aqui a relação das ruas que receberão nova pavimentação em pedra tosca (calçamento)