Prefeitura de Eusébio capacita novos guardas municipais

quarta-feira | 05/11/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), está realizando a capacitação de 69 novos guardas municipais que foram convocados do último concurso público realizado pela administração municipal. Os novos guardas passam por uma formação teórica e prática e deverão entrar em atividade logo após a formatura, prevista para dezembro. O curso também está reciclando três guardas que já estão na ativa.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Eusébio, Lauro Leite, os novos guardas municipais estão recebendo toda a formação necessária para atuarem na defesa do patrimônio e da ordem pública. Observa que o propósito é que a GM continue auxiliando nos trabalhos de integração da segurança pública, dando apoio e suporte aos demais agentes de segurança na manutenção da paz e da segurança da cidade.

No curso, iniciado em 25 de setembro, os formandos participam das disciplinas: Noções Básicas sobre a Guarda Municipal; Estudos sobre o Fenômeno da Violência; o Papel do Guarda Municipal; Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Técnicas e Procedimentos Operacionais; Segurança Patrimonial e de Autoridades; Noções Básicas de Primeiros Socorros; Cultura e Conhecimento Jurídico; Controle de Tumulto, Relações Públicas Humanas, entre outras.

O Prefeito Júnior observa que o objetivo é manter a qualidade da Guarda Municipal de Eusébio que vem contribuindo com as ações de prevenção a violência na cidade. Ele destaca que o município conta com um Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que reúne o executivo municipal, Polícias Militar e Civil, Ministério Público, Judiciário, ONGs e sociedade civil no planejamento das ações de segurança, possibilitando assim, um trabalho integrado em busca da garantia da paz e da tranqüilidade dos cidadãos. “A Guarda Municipal tem um papel fundamental neste trabalho de integração pela segurança de todos”, observa.