Prefeitura de Eusébio capacita os novos agentes de saúde e de endemias

quinta-feira | 04/04/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma capacitação para os novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), aprovados no último concurso realizado pelo município. O treinamento é introdutório, com duração de 30 dias, sobre as atividades de trabalho que os mesmos exercerão a partir do mês de maio deste ano.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, os novos servidores municipais, terão aulas teóricas nesta primeira quinzena de abril sobre aspectos de natureza funcional, legislação e sobre ações de prevenção as doenças, seus sintomas e procedimentos que devem ser efetuados pelos agentes em suas visitas domiciliares. Ele destaca que nesta primeira semana as palestras estão sendo ministradas por profissionais do próprio corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde e de 8 a 12 estarão a cargo de profissionais do Núcleo de Combate a Vetores, da Secretaria de Saúde do Estado.

Na segunda quinzena de abril, eles irão a campo, acompanhados pelos coordenadores de cada área. “No mês de maio, os Agentes Comunitários de Saúde serão alocados para suas áreas específicas e os Agentes de Combate as Endemias estarão à disposição do departamento para atuarem nas comunidades. “Atualmente temos 100% de cobertura tanto nas Equipes de PSF como no Combate as Endemias, e os novos servidores reforçarão e darão mais agilidade ao trabalho”, destacou.

Ele observa que todas as vagas da área de endemias previstas no concurso foram preenchidas. Já para a seleção de Agentes de Saúde só sete foram ocupadas. “Como apenas 7 pessoas passaram no concurso para agente de saúde, a prefeitura está estudando realizar um novo certame no futuro”, ressaltou.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância desse primeiro contato dos novos servidores com o funcionamento da administração, bem como com as tarefas que irão desempenhar a frente do cargo que ocuparão. “O treinamento fará com que os novos servidores acompanhem o que já vem sendo feito nas suas áreas, impedindo que haja solução de continuidade”, argumentou.