Prefeitura de Eusébio certifica novas diretorias dos Grêmios Estudantis

sexta-feira | 26/04/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (25) a cerimônia de certificação da Diretoria dos Grêmios Estudantis das escolas da Rede Municipal, cujas eleições aconteceram no último dia 5 de abril. Segundo a secretária de Educação, Goretti Frota, este é o terceiro ano que as eleições dos grêmios acontecem com urnas eletrônicas, cedidas uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Goretti destaca que o Grêmio Estudantil é uma organização de Estudantes, assegurada pelas Lei Federal nº 7.398, de 04 de novembro de 1985. “É um importante espaço para que os alunos exercitem a participação, discutam os projetos que desejam realizar na escola, aprendam a negociar com os diretores e professores para tornar possíveis estes projetos, e debatam os problemas e soluções para situações vividas na escola”, pontuou.

A coordenadora do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), Maria do Carmo (Carmosa) destaca, ainda, que o Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos. “Ele tem o potencial de integrar mais os alunos entre si, com todas escolas e com a comunidade”. Segundo ela, participaram da solenidade de posse, os grêmios eleitos de todas as escolas do Ensino Fundamental II.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que os grêmios estudantis representam uma importante instância que busca defender os interesses dos estudantes na escola. “O grêmio é uma ferramenta importante na formação cidadã dos alunos, pois através deles, os alunos passam a se posicionar diante da comunidade escolar e, por conseguinte na própria sociedade. Eles passam a ser ouvidos na escola, sempre com o intuito de contribuir com um melhor ambiente escolar. A participação no Grêmio, é uma experiência para a vida”, disse.