Prefeitura de Eusébio começa avaliações de pacientes em tratamento de glaucoma

quarta-feira | 18/10/2023

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e do Centro Especializado em Reabilitação (CER) iniciou nesta terça-feira (17) uma avaliação de 33 pacientes em tratamento de Glaucoma. As avaliações fazem parte de uma importante parceria da Prefeitura de Eusébio com entidades filantrópicas articuladas pelo Instituto Olhar, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e o Conselho Municipal de Saúde, através do “Projeto Envelhecimento e Saúde Ocular: Glaucoma cuidar para manter o colorido da vida”.

O Glaucoma é a principal causa de Cegueira irreversível no mundo. É uma doença crônico degenerativa, que reduz a acuidade visual, é silenciosa durante algum tempo e pode evoluir para a cegueira parcial ou total. Quanto antes diagnosticar a doença e realizar o controle da pressão intraocular melhores são as chances de controlar satisfatoriamente a doença.

Ao longo deste mês de outubro a meta é zerar a fila de espera de consulta oftalmológica para Glaucoma, sendo esperado o atendimento da ordem de 70 pacientes que já fazem uso de colírios para controle da pressão intraocular. E, no mês de novembro próximo será realizada uma força tarefa de triagem de pessoas a partir de 55 anos que possam estar desenvolvendo a doença Glaucoma e ainda não sabem.

Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio reforça a importância da prevenção contra o glaucoma. “Uma das melhores maneiras de prevenção ao glaucoma é ir ao médico oftalmologista pelo menos uma vez ao ano e fazer um checkup ocular”, disse.