Prefeitura de Eusébio comemora o Dia Mundial da Alimentação

quinta-feira | 17/10/2013

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, realizou na última quarta-feira (16), uma exposição de produtos alimentícios produzidos no município, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. O evento foi realizado no Mercado Central do Eusébio e contou com a presença do Prefeito Júnior, da Secretária de Desenvolvimento Social, Marta Gonçalves, da Secretária de Educação, Ivonilde Santos, e da Secretária de Esportes, Goretti Martins.

Na abertura do evento, o Prefeito Júnior destacou a importância do Dia Mundial da Alimentação, como um momento de reflexão. “Várias doenças, inclusive o câncer, estão ligadas a alimentação, por isso a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, também apoiada por exercícios físicos”, disse.

O chefe do Executivo observou que apesar de o Eusébio ser eminentemente urbano, conta com algumas atividades consideradas do meio rural, como a agricultura e a pesca. “Precisamos pensar políticas públicas para o setor pesqueiro, principalmente para os pescadores e marisqueiras e também para a chamada agricultura familiar. Por isso vamos fazer o levantamento das atividades que são executadas em nosso município e quantas pessoas sobrevivem delas”, destacou.

O prefeito observou que tem conversado com o Governo do Estado sobre as necessidades do município, quanto às atividades primárias, dentre elas, a agricultura e a pesca, e recebeu a garantia que o município será inserido no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Pelo programa, a produção dos agricultores familiares de Eusébio será adquirida com recursos do Governo do Estado e Ministério do Desenvolvimento Social para ser doada às pessoas em situação de vulnerabilidade social ou insegurança alimentar, cadastradas na rede sócio-assistencial de cada município.

A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Eusébio, Elissandra Ribeiro Oliveira dos Santos, afirmou que o Dia Mundial da Alimentação foi criado pela FAO, órgão das Nações Unidas para a alimentaçãocom o objetivo de se discutir formas de garantir a segurança alimentar de formauniversalizada. “Neste ano o tema é a discussão da produção de alimentos com sustentabilidade, Isto é, sem agressão ao meio ambiente, com economia de água e pouco impacto ambiental”, revelou.

Já a representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Mônica Macedo, destacou que o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) tem também como foco, trabalhar pela segurança alimentar, preocupando-se inclusive com os fornecedores, transporte e baixo impacto ao meio ambiente.

Os seguintes expositores apresentaram seus produtos nesta manhã: Hidroponia Social, Sorvetes Pardal, Biscoitos Idália, Gut Gurt, Laticínios Eusébio, Moça Bonita, Floriculturas, Associação dos Pescadores e Marisqueiras do Eusébio, agricultores familiares, dentre outros.