Prefeitura de Eusébio comemora resultados do Outubro Rosa

terça-feira | 05/11/2019

A Prefeitura de Eusébio encerrou a Campanha Outubro Rosa comemorando os bons resultados. O município realizou 250 mamografias nos dias 30 e 31 de outubro, quando o caminhão “Amigos do Peito” ficou estacionado na Praça do Polo de Lazer Francisco Ivens Dias Branco, totalizando 1.250 no ano. As atividades, que constaram de palestras, distribuição de material informativo, música e café da manhã, atraíram um maior número de mulheres para os Postos de Saúde.

Foram realizados também outros exames de prevenção nas unidades de saúde, com relação ao câncer de colo de útero, por exemplo, que já é uma constante. Segundo o secretário Mário Lúcio, a programação conseguiu alertar um grande número de mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, que ainda é a primeira causa de mortes por câncer entre as mulheres do país.

Segundo a assessora Especial de Políticas para Mulheres de Eusébio, Yara Steremberg, nessa etapa foram realizadas 250 mamografias, voltadas para mulheres de 50 a 69 anos. “Os resultados deverão chegar em 30 dias, porém só serão disponibilizados às pacientes após análise minuciosa do Dr. Acilon (Gonçalves) que dará os devidos encaminhamentos”, destaca. Ela pontua, que caso seja necessário, a paciente será encaminhada para um mastologista e terá a ultrassonografia marcada pela própria Central de Marcação de Consultas da Secretaria de Saúde. O prefeito Acilon Gonçalves destaca que a Campanha Outubro Rosa é intensificada no mês de outubro, mas a Prefeitura realiza durante todo o ano ações de prevenção e de alerta para as mulheres cuidarem da saúde. Ele ressalta que o Eusébio tem um leque de serviços voltados para a saúde da Mulher, sendo que neste mês de outubro esse rol será ampliado com a inauguração da unidade de fisioterapia uroginecológica. “Cuidamos das mulheres em todas suas fases. Praticamos a saúde integral preconizada pelo SUS, pois a qualidade de vida passa pela redução das causas de adoecimento, que é a base da saúde preventiva que implantamos no município”, destacou.