Prefeitura de Eusébio conclui primeiro mutirão de mamografias de 2021 atendendo 320 mulheres

quinta-feira | 19/08/2021
Nessa primeira fase foram comtempladas 320 mulheres, com idades entre 40 a 69 anos, oriundas de todos os territórios de saúde da cidade (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Assessoria Especial de Políticas para as Mulheres, concluiu nesta quinta-feira (19), o primeiro dos quatro mutirões de mamografia que serão realizados até novembro no município, por intermédio do caminhão “Amigo do Peito”. Nessa primeira fase foram comtempladas 320 mulheres, com idades entre 40 a 69 anos, oriundas de todos os territórios de saúde da cidade.

Segundo a assessora especial de Políticas para as Mulheres, Yara Steremberg, as mulheres estão buscando realizar esse exame, que é muito importante para o diagnóstico de câncer de mama. “Sabemos que não existe prevenção, mas existe a detecção precoce. Quanto mais cedo descobrir a existência de nódulo na mama, mais sucesso teremos no tratamento. Então quando divulgamos esse serviço a procura é grande. Mas quem não fez nessa primeira fase não fique triste porque em setembro, outubro e novembro, o caminhão estará de volta e 1.250 mulheres farão seus exames este ano”, apontou a assessora.

Destacou que o objetivo é comtemplar 100% das mulheres na idade de 40 a 69 anos. “Muitas mulheres questionam porque só nessa faixa etária, a razão é porque essa é a faixa de maior risco para o aparecimento do câncer de mama. As demais faixas etárias podem fazer o exame, caso o médico solicite, através da própria Secretaria de Saúde. O Caminhão Amigo do Peito é que só faz exames em mulheres que estão nessa faixa etária”, observou.

Após a realização do exame de mamografia, Yara disse que o Caminhão devolve os resultados com 30 dias, “quando os exames chegam nas minhas mãos eu entrego ao prefeito Acilon Gonçalves que examina pessoalmente todos os laudos e, aquelas mulheres que estão com tudo normal, o resultado é enviado para os postos de saúde, onde elas foram atendidas. Lá elas podem ter acesso a esse resultado. Mas no caso de detecção de algum nódulo, o próprio prefeito Dr. Acilon já faz o segmento dessa paciente encaminhando a mesma para a Policlínica onde ela fará um exame complementar, que é o ultrassom”, detalha.

Caso seja detectado algum nódulo suspeito, Yara esclarece que a mulher é encaminhada para fazer uma biópsia, isso tudo agendado e marcado pela própria Prefeitura, através da Secretaria de Saúde. “No caso do aparecimento de algum nódulo, não quer dizer que ela está com câncer, é necessário fazer a investigação, continuar com o ultrassom e depois com uma biópsia e só depois desse exame é que poderemos comprovar que se trata realmente de câncer ou não, por isso, essa demora de 60 dias para termos o resultado. Caso haja comprovação ela deverá seguir com o tratamento, que será monitorado pela Secretaria de Saúde também,” ressaltou.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca os cuidados que a Prefeitura de Eusébio têm com relação a saúde da mulher. Observa que os postos de saúde de Eusébio contam com equipes que orientam quanto a prevenção do câncer de mama e de colo do útero e os exames de mamografia podem ser solicitados a qualquer momento nesses locais. “No Eusébio damos toda atenção à saúde da mulher, possibilitando que todas tenham acesso as consultas, exames e tratamentos necessários para a manutenção da saúde”, ressaltou.