Prefeitura de Eusébio cria o Plantão Psicológico para o período de isolamento social

sexta-feira | 03/04/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Coordenadoria Municipal de
Valorização e Proteção da Vida (CMVPV), criou o Plantão Psicológico online,
durante o atual período de isolamento social, para atender as pessoas que
necessitem de algum apoio profissional. O serviço funciona através do
WhatsApp, no horário de 8 às 16 horas, e também conta com atendimento
individual. Para ter acesso ao grupo basta acessar o link através do Instagram coordenadoriaCMVPV ou entrar com o seguinte endereço:
bit.ly/ajuda_psicologica_CMVPV.

Segundo a titular da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção
da Vida, Rosa Leite, ao entrar no grupo de WhatsApp, a pessoa recebe
informações sobre a Coordenadoria e sua atuação no atendimento às pessoas em situação de risco, e na prevenção ao suicídio e automutilação. “O isolamento social acaba sendo um fator de risco para quem tem ansiedade ou depressão, pois isso a importância de a pessoa ser acompanhada por profissionais”, destaca.

Ela observa que no grupo, o atendimento não chega a ser uma
psicoterapia, mas pode acontecer de três formas: através de vídeo-chamada, de áudio ou por escrito. “As pessoas podem solicitar o atendimento individual por um psicólogo, como também pode estar participando desse grupo 24 horas por dia. Lá vamos estar dando dicas de livros, de filmes, de como criar uma rotina para não piorar o quadro de ansiedade e depressão nesse período de quarentena e dicas de como enfrentar a quarentena”, ressalta.

Rosa enfatiza que os atendimentos individuais acontecem de 8 as 16
horas para não sobrecarregar os psicólogos e demais profissionais, que atuam no Plantão Psicológico. Ela assevera que o grupo de Whatssapp, no entanto, funciona 24 horas, e os membros podem interagir entre si, e com os profissionais. “Esse contato fortalecerá os membros em uma corrente de
solidariedade, mostrando que não estamos sozinhos e que podemos contar
uns com os outros”, pontua.

O Plantão Psicológico é composto pelos seguintes profissionais: Kenedy Torres, Rosa Leite, Anália Freitas e Katilene Queiroz, e a assistente social Patrícia Silva que está dando suporte à equipe. Com atendimentos de 8
às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Novos conteúdos são divulgados todos os dias no grupo do WhatsApp e todos podem acessar o conteúdo. Caso alguém entre no grupo a noite, verá o conteúdo já postado e se tiver
necessidade poderá ser encaminhado, automaticamente, para o psicólogo de plantão.