Prefeitura de Eusébio cria o projeto Nova Arca de Noé

terça-feira | 21/08/2018

A Prefeitura Municipal de Eusébio criou o projeto Nova Arca de Noé, que tem por objetivo oferecer um espaço dentro do município que proporcione aos seus habitantes uma melhor integração socioambiental de caráter formacional, divulgacional e terapêutico, e promova o resgate de animais em situação de abandono, providenciar o cuidado destes, reabilitá-los e destiná-los a adoção de forma gratuita.

Segundo o coordenador do projeto, Cláudio Ferreira a ideia é criar um local que promova a consciência ambiental e educacional com vários entretenimentos para que as crianças e adolescentes do município tenham um maior acesso às ações de preservação da flora (trilhas ecológicas, palestras, minicursos e reflorestamento engajado com escolas) e fauna (resgate, cuidados e adoção sistemática de alguns animais), além do ensino e pesquisa em sistemas ecológicos autossustentáveis.

As atividades do projeto serão custeadas com recursos próprios e através de parcerias, com os governos estadual e federal e iniciativa privada. Conforme a proposta, as atividades serão desenvolvidas de forma lúdica e interdisciplinar, em conjunto com os órgãos municipais vinculados, focando-se no público da educação do tempo integral, nas crianças portadoras de necessidades especiais e no público idoso.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o projeto tem como objetivo; proporcionar o conhecimento, a pesquisa, e a conscientização nos munícipes acerca dos temas que envolvam o meio ambiente, a ciência e a cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação dos recursos naturais, a responsabilidade de cada indivíduo no processo com o respectivo desenvolvimento sustentável.

Ele assevera que a ideia é despertar nas crianças, os valores e ideais de preservação da natureza; sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais; proporcionar também às crianças com necessidades especiais e seus pais, um espaço estimulantes e tranquilos para complemento de processos terapêuticos necessários a uma vida digna.

Acilon assevera que o Nova Arca de Noé vai, ainda, estimular os jovens para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive; estimular jovens para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive; estimular a mudança de pratica de atitudes e a formação de novos hábitos, com relação a utilização de recursos naturais; promover o resgate de animais em situação de abandono, providenciar o cuidado destes, reabilitá-los e destiná-los a adoção de forma gratuita.