Prefeitura de Eusébio dá esclarecimentos sobre o medicamento Losartana

sexta-feira | 11/03/2022
A Vigilância Sanitária de Eusébio segue realizando diligências nas farmácias privadas para conferir não existir nesses estabelecimentos o lote que foi interditado (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde (Coordenadoria de Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária), comunica à população que o medicamento Losartana Potássica 50mg disponibilizado pelo município e indicado para o tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca, não é o mesmo do fabricante Sanofi Medley e nem dos lotes que estão sendo retirados do mercado. Recentemente o próprio laboratório mandou recolher os seguintes lotes de medicamentos do fabricante Sanofi Medley: Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg; Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg; Losartana potássica 50 mg e Losartana potássica 100 mg.

A Prefeitura esclarece que o medicamento distribuído nas Unidades de Saúde de Eusébio é do Laboratório Geolab, portanto, as pessoas podem ficar tranquilas e continuar a utilizar o medicamento sem nenhum risco.   A Vigilância Sanitária de Eusébio segue realizando diligências nas farmácias privadas para conferir não existir nesses estabelecimentos o lote que foi interditado.

A Secretaria de Saúde têm registrado ocorrências de vários pacientes se dirigindo às Unidades de Saúde com dúvidas a respeito do medicamento e querendo devolver o mesmo. A Secretaria esclarece que somente a Losartana potássica da marca Medley está sendo retirada do comércio por suspeita de impurezas durante o processo de fabricação. “Até o momento, a Vigilância Sanitária de Eusébio não identificou nenhum dos medicamentos informados pelo fabricante SANOFI MEDLEY, nem na rede privada, nem nas unidades públicas de saúde”, completou.

Caso o cidadão possua algum desses produtos em casa pode ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Medley pelo telefone: 0800-703-0014.

Em caso de dúvidas sobre o tratamento, o médico deverá ser consultado.