Prefeitura de Eusébio define estratégias para ampliar imunizações no município

segunda-feira | 06/03/2023

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município (SMS), vem realizando um esforço no sentido de ampliar a cobertura vacinal que foi prejudicada pela pandemia de Covid-19. O Município, que sempre vinha superando as metas do Ministério da Saúde, viu cair a adesão as vacinas devido ao temor da população em levar seus filhos aos postos durante o período de locdown. “Isso foi um fenômeno nacional, não só em nosso município. O problema é que a fase aguda de transmissão de covid já passou, portanto não há razão para os pais e responsáveis não levarem seus filhos para serem imunizados”, disse o prefeito Acilon Gonçalves.

Segundo ele, quem não se vacina não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem têm contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. “Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte” pontuou.

Com o objetivo de traçar estratégias para incentivar a população a se imunizar, o prefeito Acilon, ao lado da primeira-dama e deputada estadual Marta Gonçalves se reuniram na manhã desta segunda-feira (06/02) com representantes das secretarias do Desenvolvimento Social, Saúde e Educação. O encontro contou com a participação do Setor de Imunização da SMS e com representantes da equipe de articulação do Selo Unicef.

Entre as estratégias discutidas, constou a participação das equipes dos equipamentos da Secretaria do Desenvolvimento Social, como CRAS, CREAS, Polos da Juventude e Casas de Convivência nessa campanha, orientando a população e averiguando também a caderneta de vacinação. O mesmo acontecerá nas escolas junto aos alunos. Esse trabalho já vem sendo feito pelos agentes de saúde e agentes de endemias. “Em breve voltaremos a ter recorde de vacinação, com o Eusébio batendo todas as metas”, destacou o prefeito.