Prefeitura de Eusébio destaca o Dia Mundial de Doação de Leite Humano

quinta-feira | 19/05/2022
A equipe do Posto de Coleta esteve nesta quinta-feira na casa da dona Denise Silva, fazendo a coleta domiciliar de leite humano (Foto: PME/Divulgação)

Nesta quinta-feira, 19 de maio, comemora-se o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, que é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. A data também chama a atenção da sociedade para a importância da doação de leite para os Bancos de Leite Humano (BLH). No Eusébio a data lembrada pelo Hospital Municipal Amadeu Sá (HMAS), da Prefeitura de Eusébio, através do seu Posto de Coleta de Leite Humano.

Segundo a responsável técnica pelo Posto de Coleta do Eusébio, Jackeline Bezerra Torres,  desde 2015 o Posto de Coleta está em pleno funcionamento, em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin. “Além do nosso atendimento no posto, realizamos a coleta domiciliar e o encaminhamento para o Banco de Leite Humano. O posto de coleta de leite materno possui a mesma responsabilidade do banco de leite, com exceção do processamento e do controle de qualidade. Deve trabalhar todas as políticas de aleitamento materno, apoiar as mães, orientar, dar suporte na hora de amamentar, acompanhar os primeiros momentos da mãe e do bebê, estimular, promover e incentivar à amamentação”, frisou.

Ela observa que já passaram pelo Posto de Coleta um total de 425 doadoras e já foram encaminhados para o Banco de Leite do Hospital Albert Sabin, desde a criação do Posto de Coleta até hoje, mais de 758 litros de Leite Humano. Jackeline pontua que as mães que desejem doar leite podem procurar a Sala de Apoio de Aleitamento Materno na maternidade do Hospital Amadeu Sá ou entrar em contato pelo WhatsApp 85-986438445, “toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição”, disse.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o posto atende não só o Eusébio, mas para todo o Ceará, pois 70% do leite coletado é destinado a bebês de outros municípios que precisem. “Para atender as demandas o Posto conta com apoio das enfermeiras dos Postos de Saúde e das equipes dos três Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF’s). Muito importante o estimulo à visitação ao posto das mães que já receberam as orientações, para que sejam multiplicadoras da prática da amamentação em suas comunidades”, frisou.