Prefeitura de Eusébio disponibiliza WhatsApp para ampliar contato da população com a Ouvidoria de Saúde

sábado | 13/02/2021

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde (SMS), está disponibilizando para a população um novo canal de comunicação da Ouvidoria Municipal de Saúde, através do WhatsApp (085) 99186-1189. Com esse novo canal a população poderá ter respostas mais rápidas de suas demandas junto ao setor de Saúde.

Segundo a nova Ouvidora de Saúde de Eusébio, Nelci Bezerra que assumiu a missão em janeiro, a ideia é fazer um trabalho mais próximo da população e dos profissionais de saúde, colocando a Ouvidoria como um canal de mediação dos anseios dos usuários junto aos prestadores de serviço, “Queremos desmistificar a ideia de que a ouvidoria é apenas um canal de reclamações. A ouvidoria tem um papel maior, que é o de trabalhar para a melhoria da qualidade dos serviços. por isso estamos com esse canal de comunicação que dá maior acessibilidade a todos”, esclarece.

Ela observa que já existiam outros meios de comunicação na Ouvidoria – as caixinhas coletoras, o e-mail ouvidoriasaudeeusebio@gmail.com e o atendimento presencial na sede da Secretaria de Saúde, das 7 h às 12 h e das 13 h as 16 horas. “Mas vimos que esses canais não eram suficientes para alcançar a comunidade, por isso criamos esse novo canal que aumentará nossa demanda”, observa.

Nelci Bezerra afirma que ao receber as sugestões, elogios, reclamações e denúncias, atuará como mediadora, repassando os mesmos para os profissionais da área técnica, “Depois iremos aprimorar todos os dados e repassá-los para o gestor para ver o que pode melhorar e acrescentar de resultados com relação a saúde para a comunidade,” revela.

Outra medida que ela tomará é a colocação no canal do WhatsApp de uma pesquisa de satisfação do usuário com o atendimento na área de saúde. “Com essa pesquisa poderemos verificar onde estão os pontos de estrangulamento e dar ideias de melhorias para os gestores. Esse canal será de interação e de busca constante pela melhor qualidade dos serviços”, pontuou.

Soluções

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a Ouvidoria de Saúde é um elo de comunicação entre os munícipes e a administração pública municipal, pois recebe reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios e os encaminha para as instâncias competentes. “O papel do ouvidor é representar os cidadãos e usuários para que tenham acesso a melhores serviços públicos. Mas sua maior missão é agir para que as demandas registradas sejam analisadas, apuradas e quando for o caso, solucionadas pelos setores competentes. Com esse novo formato, queremos dar agilidade as demandas para que os serviços tenham maior resolutividade a atendam a população a contento”, ressalta o gestor municipal.