Prefeitura de Eusébio dissemina a importância da amamentação através do Agosto Dourado

quarta-feira | 07/08/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, nesta semana, eventos na Câmara Municipal de Eusébio, dentro das ações de incentivo ao aleitamento materno. A atividade ocorre em comemoração do Agosto Dourado que, neste ano de 2019, promove a amamentação no Brasil, tendo como slogan “Empoderar País, Mães e toda a rede de apoio para favorecer a amamentação”.

Na terça-feira, a atividade foi voltada para gestantes, acompanhantes, rede de apoio e profissionais das unidades básicas de Saúde do território da Lagoinha-Sede e contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves, grande incentivador da campanha Agosto Dourado e do incentivo a amamentação. Segundo ele, o objetivo é conscientizar pais, familiares e a rede sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.

Nesta quarta-feira (07), o público alvo foram representantes do Território do Timbú. Na quinta (08), será a vez dos integrantes do Território da Pedra/Santo Antônio. As atividades contam com palestras das técnicas do Hospital Municipal Amadeu Sá, Larissa Frota e Jaqueline Torres. Mas as atividades não param por aí. Durante todo o mês de agosto os postos de saúde do município estarão engajados na campanha, através dos seus profissionais e equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs), visando atingir ao maior número de pessoas possíveis. As secretarias de Educação e Desenvolvimento Social também colaboram nas ações.

O secretário de Saúde do município, Mário Lúcio pontua que a amamentação até os seis meses de vida é fundamental para a manutenção da saúde do bebê e da mãe. Ele frisa que a grande mobilização do Executivo em torno do tema, tem uma razão de ser: “o Eusébio quer manter os baixos índices de mortalidade materno-infantil e a amamentação é um dos fatores que contribuem decisivamente para que isso ocorra,” frisou. O encerramento da campanha acontecerá no dia 28 agosto, a partir das 13 horas, na Câmara Municipal de Eusébio