Prefeitura de Eusébio divulga programação dos cursos para o mês de novembro

quarta-feira | 01/11/2017

A Prefeitura Municipal do Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), está divulgando a programação de cursos que acontecerão neste mês de novembro. As capacitações acontecerão nos três territórios do município – Centro, Mangabeira e Jabuti e visam qualificar mão de obra especializada para atender as demandas do mercado de trabalho local. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz, dos diversos cursos realizados neste ano pela SDS, o de Montador e Reparador de Computadores, realizado na Mangabeira, teve amplo sucesso na formação de profissionais capacitados para o mercado ou para o empreendedorismo, gerando uma expectativa de outros interessados em novas turmas.

Ela observa que para este mês de novembro, a Secretaria, avaliando as necessidades do mercado e a solicitação de empresas locais, está oferecendo novas capacitações. Michele destaca que os interessados nas formações devem se dirigir aos Polos de Atendimento do Parque Havaí e da Mangabeira ou ao CRAS Jabuti com as copias do RG, CPF, Comprovante de residência e o Cartão do Bolsa Família ou Folha Resumo do Cadastro único para realizarem suas inscrições.

Os cursos são os seguintes: Orientação Profissional, que acontecerá nos dias 13 a 20 de Novembro, de 8h as 12h, no Polo de Atendimento do Parque Havaí, com carga horária de 20 horas; Curso de Princípios de Higiene e Conservação e Alimentos, a ser realizado de 06 a 09 de Novembro, de 8h as 12h, no CRAS Jabuti, com carga horária de 14 horas; Curso de Tecnologia da Informação e Comunicação, que acontecerá nos dias 06 a 09 de Novembro de 13h as 17h no Polo de Atendimento do Jabuti, com carga horária de 14 horas. E por fim, o curso de Educação Ambiental que acontecerá nos dias 27 a 30 de novembro de 8h às 12h em dois polos – no CRAS Jabuti e no Polo da Mangabeira, com carga horária de 14 horas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social iniciou no dia 16 de outubro passado as oficinas de Orientação ao Mundo do Trabalho, no Polo de Atendimento Dolores Alcântara (Mangabeira), oficinas estas que prosseguirão até janeiro de 2018. As capacitações, que visam à promoção das ações do Programa Acessuas, percorrerão o Polo de Atendimento Eduardo Sá (Parque Havaí) e o CRAS Jabuti. Nessa formação o aluno irá desenvolver suas habilidades pessoais e o acesso a oportunidades, facilitando assim sua inserção no mercado de trabalho, que é fundamental para o processo de autonomia pessoal e social.

De acordo com a secretária Michele Queiroz, a prefeitura contratou o SENAI e SENAC para capacitar os munícipes. Eles recebem nestas oficinas, material didático e certificados de instituições reconhecidas nacionalmente. Os cursos já realizados pela pasta foram: Princípios de Higiene e Conservação e Alimentos (Mangabeira e Parque Havaí); Tecnologia da Informação e Comunicação (Mangabeira e Parque Havaí); Otimização em Serviços de Limpeza (Mangabeira) e o Curso de Montador e Reparador de Computadores (Mangabeira).

O Prefeito Acilon Gonçalves pontua que outro foco da administração é a criação de milhares de empregos no Polo Industrial e Tecnológico de Saúde, que está se instalando na Precabura. Ele frisou que foi realizada uma reunião entre a Secretária Michele Queiroz e sua equipe, com representantes da Fiocruz, que detalharam as suas necessidades em termos de mão de obra. “Desta forma está sendo possível capacitar os trabalhadores para as demandas atuais e as futuras daquele empreendimento, pois o Polo abrigará mais de 20 empresas da área de saúde e desta forma muitos empregos serão oferecidos naquela região e queremos que sejam ocupados prioritariamente por nossos trabalhadores”, finalizou.