Prefeitura de Eusébio divulga vencedores do concurso de redação do projeto ‘Vem Ler Comigo’

quinta-feira | 14/11/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, divulgou os trabalhos vencedores do Concurso de Redação do ‘Projeto Vem Ler Comigo’. A competição, iniciada em 2 de setembro, passou por três fases distintas:  na Sala de Aula, a Escolar e a Municipal. Participaram da disputa os alunos do 1º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo Liane Frota, do projeto Vem Ler Comigo, na etapa de sala de aula os alunos participaram de oficinas e trabalharam temas específicos baseados em uma das obras que compõem o projeto, mas com gêneros textuais diferentes (Reconto, conto, poema, memórias literárias, crônica e cordel). Os melhores trabalhos foram escolhidos pelas escolas para a fase municipal.

Os melhores trabalhos escolhidos por uma comissão de professores, por turma, foram os seguintes: 1° ano – Maria Cecília Lúdio de Melo Frota (Escola Santa Clara) ; 2° ano – Ana Myrela Ribeiro Lima (Escola Francisco Tavares de Abreu); 3° ano – Jemima Maria dos Santos (Escola Josefa Sá); 4° ano – Francisca Juliana Silva Severino (Escola Josefa Sá); 5° ano – Gabrielle Rabelo Queiroz (Escola Josefa Sá); 6° ano – Vitória de Abreu do Nascimento (Escola Erotides Melo Lima); 7° ano – Pedro Henrique Bernardo da Silva (Escola Neusa de Freitas Sá); 8° ano – Ana Karoline Pessoa da Silva (Escola Evandro Ayres de Moura); 9° ano – Marciele da Silva Santos (Escola João de Freitas Ramos); EJA I – Raimundo Nonato da Silva Jorge (Escola da Lagoinha) e EJA II – Miquéias Castelo Branco Pereira (Escola Santa Clara).

Eles receberão a premiação durante a Mostra do Projeto Vem Ler Comigo, que acontecerá no da 7 de dezembro, no Polo de Lazer Francisco Ivens de Sá Dias Branco, Centro, pela manhã. Para o prefeito Acilon Gonçalves, o projeto incentiva o hábito da leitura desde as séries iniciais, possibilitando que os alunos tenham facilidade na aprendizagem em sua vida escolar.

“É de conhecimento comum, que a leitura melhora o funcionamento do cérebro. São inúmeras as pesquisas que comprovam que ler faz com que o cérebro funcione melhor, além disso estimula a criatividade, melhora a escrita e o vocabulário, incita o senso crítico e provoca empatia. Isto é, quem lê é mais solidário com seu próximo”, ressaltou.