Prefeitura de Eusébio e ADBike realizam Primeiro evento 1 bike, 1 vida

quarta-feira | 27/07/2022
Os ciclistas presentes participaram de palestras e aulas de zumba. Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e da Secretaria de Cultura e Turismo, participou neste domingo (24) do 1° evento – “1 bike, 1 vida”, promovido pela empresa ADBike Shop Eusébio. O evento teve o objetivo de conscientizar os participantes e a população sobre a exigência da distância de 1,5 metro entre veículo automotor e bicicleta. Os participantes das palestras levaram 1kg de alimento não perecível que foram doados para o Lar Davis, localizado no bairro Tamantaduba.

“Através desse evento educativo pudemos mostrar que existe esse diferencial no trânsito em respeito aos ciclistas que é a distância de 1,5 metro entre o carro e o ciclistas, muita gente ainda desconhece isso. Não tivemos pedal hoje para darmos ênfase a educação de trânsito, primeiros socorros, aulas de zumba”, disse Analine Lima, proprietária da ADBike Shop Eusébio.

A bicicleta tem sido um meio de transporte cada vez mais ulilizado para o lazer, deslocamento ao trabalho, exercício físico. Os ciclistas tem direitos mas também tem deveres como destaca o Agente Barbosa, da Autarquia Municipal de Trânsito de Eusébio. “Ainda existem muitos condutores que desrespeitam o ciclista e também existem ciclistas que não respeitam o trânsito. É fundamental que o ciclista trafegue no sentido da via, essa é a forma mais segura. Também deve ser utilizada a ciclofaixa e também o acostamento. Outro fato muito importante é o uso do capacete para o ciclistas, ele é muito eficaz no caso de um acidente grave”, disse.

Os Agentes da AMT distribuíram e aplicaram plaquinhas educativas com os dizeres “respeite o ciclista ou respeite a ciclista” nas bicicletas dos ciclistas participantes das palestras. O material das placas educativas é refletiva e auxilia no deslocamento, sendo uma grande aliada e importante nos percursos ciclísticos realizados no período noturno.

Uma das participantes do evento, a diarista Valnizia, de 60 anos, era uma das mais animadas quando colocou a placa de identificação na sua bicicleta. Ela usa o transporte diariamente para trabalhar, ir ao médico e passear. “Uso para tudo, coloquei cestinha, um pequeno suporte na garupa para levar minhas coisas. E, essa plaquinha vai ser importante para visualizarem minha bicicleta. Ah, e eu não ando só de bike não. Também faço zumba para não fica sedentária”, disse.

O Agente Francisberg, da AMT orientou os participantes da importância de os ciclistas não trafegarem sozinhos e sempre terem cuidado com a vida. “A gente tem que ter o máximo de cuidado com a nossa vida. Quando ocorrer acidente na pista é importante fazer uma sinalização, que pode ser a bicicleta com 10 a 15 metros de distância para que algum condutor de veículo observe que teve um acidente”, disse.

Tarcício Christiane, secretário de Cultura e Turismo de Eusébio também esteve na palestra “Esse evento foi de grande importância, a entrega das plaquinhas é uma forma de conscientizar os motoristas do risco que sempre acontece, como é conhecido “tirar o fino” das bicicletas. Infelizmente esse convívio entre carro e bicicleta ainda não é conscientizado de maneira saudável por todos. Essa iniciativa da Adbike e da Prefeitura de Eusébio é um grande exemplo”, disse. Ainda de acordo com Tarcísio Christiane, o 1º Trilhão de bicicleta será realizado em Eusébio, em parceria com a AdBike.