Prefeitura de Eusébio e Banco do Nordeste buscam firmar parcerias para o desenvolvimento do município

quarta-feira | 27/04/2022
A reunião aconteceu no Gabinete da Prefeitura de Eusébio (Foto: Jully Lioba/PME)

A Prefeitura de Eusébio e o Banco do Nordeste realizaram uma reunião nesta quarta-feira (27) com o objetivo de abrir espaços para que a instituição financeira possa contribuir com o desenvolvimento do município. O BNB é a maior instituição financeira no Brasil que apoia e investe nos nove estados do Nordeste, no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, que tem sede em Fortaleza e conta com uma agência no Eusébio.

O encontro contou com as presenças do secretário de Finanças e Planejamento de Eusébio, Alexandre Cialdini; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel; o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes; a Secretária de Gabinete, Tamara Holanda; o secretário-executivo da Sefin, Sidney dos Santos, e Daniel de Carvalho Bentes, assessor Especial de Finanças e Planejamento da Sefin.

O secretário de Finanças, Alexandre Cialdini abriu o encontro apresentando as potencialidades do município e os espaços que o Banco pode intervir tanto no Eusébio, como nos municípios que fazem parte do arco da Governança interfederativa. “Nosso objetivo é abrir oportunidades de investimentos. Queremos que todos investimentos e incentivos que o município conceda às empresas sediadas no município tenham a participação do banco como agente financiador, com isso teremos a ampliação da base tributária do ISS”, disse Cialdini.

Ele observa também que o BNB lida com instituições de pesquisas como o ETENE que é muito importante para a região e tem o programa de Agente de Desenvolvimento,que pode fortalecer o desenvolvimento regional. Cialdini observa que esse primeiro contato foi salutar para o processo de ampliação das oportunidades de desenvolvimento do município. O Eusébio propôs na reunião algumas demandas, como aplicação dos incentivos territoriais localizados na agência do Eusébio.

Também propôs ampliação do CDI atual e oferta continuada de taxas melhores; credenciamento do BNB para receber os boletos; financiamento especial para famílias de baixa renda; microcrédito; realização de seminários localizados; apoio financeiro a cursos do mestrado e doutorado com a Universidade de Lisboa para funcionários municipais; definição de um agente de desenvolvimento para atuar junto ao Eusébio e apoio do ETENE ao Programa de Governança Interfederativa.

Atuação

O presidente do Banco do Nordestes, o pernambucano José Gomes da Costa disse ter sido importante a reunião para que conheça com detalhes o município de Eusébio, “estou chegando agora na presidência e quero buscar caminhos para melhorar a atuação do BNB na cidade. Nesse encontro foi possível vermos várias frentes visando a melhoria do atendimento ao cidadão, o apoio o empreendedorismo, seja financiando a iniciativa privada e também o suporte a estruturação de cadeias. Foram encaminhadas algumas alternativas de parcerias”, pontuou

Entre as parcerias ele destacou a presença de agentes o desenvolvimento do Banco no município para junto com a Prefeitura identificar uma atividade produtiva para que seja dado apoio estrutural; a parceria na gestão de recursos do município e na busca de atividades ou empreendimentos que precisem de mais apoio do banco para financiar e gerar renda. Outra frente citada por ele, é o apoio aos municípios participantes do Programa de Governança interfederativa, no sentido de introduzir o ETENE e contribuir para que essa interação seja sustentável e profícua, “tornando mais eficiente cada um desses municípios e tornando melhor cada vez mais a vida dos cidadãos”, concluiu