Prefeitura de Eusébio e Cagece lançam campanha visando a recuperação da Lagoa das Guaribas

quarta-feira | 09/06/2021

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Eusébio realizou, nesta quarta-feira (09), uma reunião com representantes da Cagece de Fortaleza e do Eusébio para discutir sobre a situação da limpeza da Lagoa das Guaribas. Participaram do encontro representantes da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Secretaria de Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Social. O objetivo maior foi buscar soluções para eliminar as ligações clandestinas de esgoto das residências para a Lagoa.

Segundo o presidente adjunto da AMMA, Sebastião Albuquerque, a reunião serviu para alinhar as ações de combate e prevenção das ligações clandestinas. “Formamos uma equipe com representantes da Prefeitura e da Cagece para visitar, a partir da próxima segunda-feira, as casas no entorno da Lagoa, onde existe rede de esgoto, ou que seja possível fazer a ligação, para conscientizar a população da necessidade de evitar jogar esgoto no espelho d’água”, afirmou.

Ele ressalta que a Prefeitura vai realizar no próximo dia 15 de junho a licitação para a limpeza da Lagoa das Guaribas e para isso é necessário que não sejam mais despejados dejetos e aguas servidas na mesma. “A sujeira está fazendo com que a lagoa fique tomada por aguapés, impedindo que a vida renasça no local e que volte a ser novamente uma área de lazer da população”, afirmou. Sebastião destaca, ainda, que a AMMA já está em contato com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) solicitando que a Lagoa receba peixamento, após a limpeza.

O Prefeito Acilon Gonçalves diz que as famílias que aceitarem fazer a ligação de suas casas à rede de esgoto, o pagamento da taxa de ligação e a primeira conta ficará a cargo da Prefeitura. E caso a residência venha a produzir 8m³ de esgoto por mês, valor referente a tarifa social, a despesa também será paga pelo Executivo. A Lagoa das Guaribas foi declarada pela Prefeitura de Eusébio como de utilidade pública desde 2005. Desde então o Executivo realizou a urbanização do entorno e a limpeza sistemática do local.

A Lagoa das Guaribas é uma das 17 Áreas de Proteção Ambiental (APA´s) do município, que conta ainda com as do: Rio Pacoti, estuário e mangues (única reconhecida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Lagoa de Precabura —fronteira com Fortaleza—, Açude Perigoso, Lagoa de Parnamirim, Lagoa dos Pássaros, Lagoa do Eusébio (Pólo de Lazer), Rio Jacundá, Rio Cauaçu, Lagoa do Mosquito, Lagoa do Forró do Sítio, Lagoa das Garças, Lagoa dos Porcos, Lagoa da Encantada, Lagoa Paripataca, Açude Amador e Açude do Barcelos (que fica dentro do Alphaville Eusébio).