Prefeitura de Eusébio e CREF5 realizam CREF Itinerante

segunda-feira | 09/10/2023
Fotos: Jully Lioba/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria de Educação (SME) em parceria com as Secretarias de Saúde, Esportes, Cultura, e o Departamento de Educação Física e Esportes realizou o CREF5 ITINERANTE – Região Metropolitana. O evento foi realizado na Escola Maria de Fátima Façanha, nos dias 6 (sexta) e 9 (sábado).

Na ocasião, estudantes e profissionais de educação física da Região Metropolitana participaram de palestras, cursos voltados para a área como as seguintes palestras: Mercado de trabalho e formação de uma categoria profissional na educação física; Aplicando o Guia de atividade física para a população brasileira na educação física escolar; A psicomotricidade numa perspectiva transformadora para a educação física escolar e o esporte e Metodologia de ensino e aprendizagem nos esportes coletivos.

De acordo com André Limaverde, coordenador do Departamento de Educação física da Secretaria Municipal de Educação (SME), o evento foi de grande importância para aprimorar conhecimentos na área. “O CREF5 INTINERANTE é um programa de Formação Continuada e Qualificação Profissional, promovido pelo Conselho Regional de Educação Física da 5° região, que em 2023 comemora 10 anos desde a sua primeira edição. Nos dosi dias de evento, nós tivemos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos, principalmente para aplicar o guia de atividade física na educação física escolar”, disse.

Valter Cordeiro, Mestre em Educação física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) pontua sobre o Guia de educação física.
“Nós viemos participar do Cref Itinerante como forma de realizar uma oficina específica para colocar em prática o Guia para a população brasileira. Esse guia é de grande importância nas aulas escolares de educação física. E, é interessante ver aqui na cidade de Eusébio, uma população enganjada em relação a atividade física e com escolas onde as aulas de educação física são realizadas por professores especializados”, disse.

As palestras e cursos foram realizados pelos profissionais Ronnisson Barbosa, Valter Cordeiro, Dionísio Alencar e Ralciney Barbosa.