Prefeitura de Eusébio e Escola de Gestão do Estado se reúnem para definir capacitação sobre transformação digital

terça-feira | 21/09/2021
Durante a reunião, foram definidos alguns pontos necessários para dar continuidade a transformação digital no município (Foto Jully Lioba/PME)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, por intermédio da Assessoria Institucional de Transformação Digital da Secretaria de Finanças e Planejamento (Sefin), que tem a frente a técnica Silvana Fujita, esteve reunida nesta segunda-feira (20), com a diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Priscilla Dias, para dar continuidade a discussão sobre o Acordo de Cooperação Técnica de Transformação Digital, firmado na semana passada. Participou também da reunião o Secretário de Finanças e Planejamento de Eusébio, Alexandre Cialdini.

Durante a reunião, foram definidos alguns pontos necessários para dar continuidade a transformação digital no município. A implantação será feita por etapas. Uma delas é a capacitação de servidores através de palestra que ainda será marcada e informada. As outras etapas serão aplicadas mediante o andamento da capacitação.

Segundo Silvana Fujita, será feito uma palestra de sensibilização para os servidores no estilo “storytelling”, que é uma forma de passar conteúdos contando estórias, numa linguagem simples e inclusiva. “A gente vai iniciar com essa técnica para falar com mais clareza, fazer uma sensibilização dos servidores sobre a transformação digital. Até mesmo para desmistificar e para dizer que não é nada do outro mundo, que é só para facilitar a estrada que estamos iniciando agora, que é a transformação digital”, disse.

Conforme Pricilla Dias, diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), a parceria com o município de Eusébio vem contribuir solidamente para o desenvolvimento, capacitação e aprimoramento. “O papel da Escola é o de contribuir junto ao município de Eusébio, firmando muito solidamente essa parceria, tanto na transformação digital paralela à políticas públicas para o desenvolvimento e capacitação. E que o município de Eusébio tenha junto a Escola de Gestão, esse canal muito claro de conhecimento, desenvolvimento e aprimoramento, não somente na transformação tecnológica, mas em tudo que se fala em aprendizado.”, disse.

O prefeito Acilon Gonçalves disse que a meta é tornar o Eusébio 100% digital. “A informação de um modo geral é fundamental e a tecnologia se faz necessária. Todo investimento feito na digitalização de processos gera impactos positivos no desenvolvimento social e econômico nas cidades,” destacou.

Entre os benefícios da transformação digital cita a facilidade da prestação de contas, com garantia da transparência; a qualificação da prestação de serviços ao cidadão; a economia gerada aos cofres públicos e consequentemente, o aumento da arrecadação sem criação de novos impostos.