Prefeitura de Eusébio e Fundação Alphaville abrem o curso de Mosaico Cerâmico

terça-feira | 06/12/2016

A Prefeitura de Eusébio, em parceria com a Fundação Alphaville, realizou nesta quinta-feira (01), a abertura do Curso de Mosaico Cerâmico, que capacitará 34 pessoas, com o objetivo de integrar a comunidade no trabalho de embelezamento da Praça do Polo de Lazer da cidade, que está sendo reformada. A ideia é transformar o local em um espaço de convivência totalmente revitalizado, através do trabalho em conjunto entre a prefeitura, população, terceiro setor e iniciativa privada.

O evento contou com as presenças do prefeito Júnior; do prefeito eleito, Acilon Gonçalves; do secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu; da Gerente da Fundação Alphaville, Fernanda Toledo; e da Coordenadora do projeto, Graça Rodrigues.

Segundo o prefeito Júnior, a iniciativa, impulsionada pela lei “Adote o verde, adote uma praça”, tem como objetivo a revitalização do Polo de Lazer e a criação de espaços esportivos para a população da cidade. Ele destaca que a praça está sendo reformulada através de uma Parceria Público Privada (PPP) com a empresa Dias Branco Administração e Participação Ltda. “Convidamos a Fundação Alphaville para nos auxiliar na inserção da comunidade na construção do novo Polo que será um dos maiores e melhores do Estado. A ideia do curso de Mosaico Cerâmico é que os cidadãos eusebienses possam participar desse processo, colaborando com o embelezamento dos espaços”, pontuou.

Conforme Graça Rodrigues, a primeira turma do curso, contará com 34 jovens entre 14 e 24 anos, moradores das comunidades de Urucunema, Parque Havaí, Centro e Autódromo, artesãos locais e seis participantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Além de contribuir com a troca de experiência e desenvolvimento dos alunos, o curso também incentiva a convivência entre os públicos envolvidos.

O curso teve inicio no dia 1º de dezembro e tem previsão de conclusão para abril de 2017. Entre as intervenções que serão realizadas estão à reforma e revitalização do muro, fonte, churrasqueira, luminárias, bancos e pisos do Polo de Lazer.

“Acreditamos que a sustentabilidade está além da reciclagem, está também no desenvolvimento das pessoas e das comunidades. É uma transformação conjunta que pretendemos alcançar com o envolvimento público e privado, proporcionando ainda mais benefícios para a comunidade”, comenta Fernanda Toledo, gerente de sustentabilidade da Fundação Alphaville.

O curso conta com o apoio das Secretarias de Cultura e Turismo e Desenvolvimento Social. Para a realização da formação, foi construído um espaço, sob o galpão (caramanchão) da Praça, com salas, copa e banheiros para a realização da capacitação.