Prefeitura de Eusébio e Governo do Estado entregam Centro de Educação Infantil à comunidade da Tamatanduba

terça-feira | 11/02/2020

Os moradores da Tamatanduba realizaram um sonho antigo ao ver inaugurado, na tarde desta segunda-feira (10), o Centro de Educação Infantil Terezinha Campina Braúna. O equipamento, que ocupa um quarteirão inteiro, é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e dá segmento a nova ordem estabelecida pela atual gestão municipal, de priorizar o ensino infantil. “No Eusébio, desde cedo, o aluno conhece a importância de separar o bem do mal. Nós mudamos o foco e passamos a investir na educação infantil. Aqui temos educação de seis meses em diante”, ressaltou.

Acilon destacou que vem mudando a divisão educacional, com o ensino básico iniciando no infantil até o 2º ano, para que o aluno saia alfabetizado na idade certa. Em seguida, vem o primeiro grau menor até o 6º ano, e o Fundamental maior para preparar o aluno pra no ensino médio. “Queremos iniciar esse ano, sendo acompanhado pelo CREDE para que esse modelo seja adotado pelo Ceará e depois pelo país. E no final, quero fazer um pedido ao governador Camilo Santana que nos conceda mais uma creche para a Encantada ou Santa Clara, que até o final do ano ele inaugura”, frisou.

Em seguida falou a secretária de Educação do Estado, Eliane Estrela, que parabenizou o Eusébio pelos resultados da educação. “São frutos do trabalho dos professores, dos diretores e servidores desse município. Esse é um momento importante, quando entregamos para a comunidade esse equipamento, todo adaptado para as crianças. Nele, elas terão o aconchego,para que desenvolvam o conhecimento, interagindo com os colegas, tendo professores comprometidos, que amam o que fazem. A criança vai ser cuidada e orientada, com alimentação saudável, ambiente saudável. É um patrimônio de vocês, que vocês cuidem”, asseverou.

O deputado Bruno Gonçalves afirmou que a creche, ora inaugurada, vem com o DNA do governador Camilo Santana, da primeira-dama do Estado, Onélia Santana e do prefeito Acilon Gonçalves. “Essa creche estava perdida, pois a empresa que tinha ganho a licitação não continuou a obra. A segunda empresa também não deu certo, mas pela persistência minha e do Acilon ela foi feita em 90 dias para que o dinheiro não fosse devolvido. Isso mostra para quem fala contra o Eusébio, que aqui tem escola do mesmo nível de um particular para alunos carentes. Aqui temos uma base sólida para crianças até 6 anos, pois é nessa fase que se consolida o caráter da pessoa”, disse.

Em seguida, aconteceu uma apresentação dos alunos da Escola do Largão, com a peça teatral “O Desfile dos Bichos” e em seguida uma homenagem às autoridades com a música “Trem Bala” e a entrega de flores. Também houve um agradecimento especial ao prefeito Acilon Gonçalves.

A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, agradeceu ao prefeito Acilon por sua preocupação com a educação. “Essa é uma marca forte na sua administração e a educação do Eusébio sempre é uma referência em educação. Um gestor que pensa na educação, principalmente dos pequenininhos, está pensando no futuro, por isso precisamos de mais Acilons no Brasil. Quando um prefeito se preocupa com a educação vemos toda a equipe mobilizada”, enfatizou.

Onélia pontuou que o CEI foi construído através de uma parceria do Governo do Estado com o município e ressaltou que a prefeitura tem sido muito parceira, não só nesse projeto, mas em outros. No final, ela prometeu que o Governo trará uma “Brinquedo-praça” para o município.

Logo em seguida houve a assinatura do Termo de Responsabilidade da SEMA para o município para assumir o funcionamento do CEI, a entrega do kit da editora Moderna à Escola, o descerramento da placa de inauguração e a visita ao prédio pelos presentes. A solenidade contou com as presenças do prefeito Acilon Gonçalves; da primeira-dama do Estado, Onélia Santana; do vice-prefeito Paulo César Feitosa; da secretária de Educação do Estado, Eliane Estrela; da primeira-dama do Eusébio, Marta Gonçalves; do deputado Estadual, Bruno Gonçalves; do deputado Federal, Júnior Mano;dos secretários municipais, vereadores, servidores e comunidade em peso da Tamatanduba.