Prefeitura de Eusébio e Governo do Estado entregam nova etapa de ampliação do Hospital Amadeu Sá

quarta-feira | 11/05/2022
O novo bloco contará com setores administrativos e de apoio à Unidade Hospitalar (Fotos: Levy Oliveira/PME)

Com a presença da Governadora do Estado, Izolda Cela e do Prefeito Acilon Gonçalves, foi inaugurada nesta quarta-feira (11), a segunda etapa da ampliação do Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá. A intervenção faz parte da Política de Incentivo Hospitalar do Estado que investiu recursos de R$ 3 milhões, já Prefeitura de Eusébio deu uma contrapartida na ordem de R$ 1,04 milhão. O novo bloco administrativo conta com os setores de almoxarifado e farmácia, centro de material esterilizado, apoio, nutrição, lavanderia, vestiários, sala de velório, guarita, casa para lixo e urbanização. O Hospital Dr. Amadeu Sá é uma unidade polo, e conta com UTI adulto e clínica obstétrica.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, um hospital leva anos para ser pensado e construído e o Hospital Amadeu Sá não podia ser diferente, “nós inauguramos há três anos a primeira etapa que fez desse hospital, mesmo sem UTI neonatal, o melhor no atendimento obstetrício do Estado do Ceará. Agora estamos aprontando, para no máximo em 60 dias, inaugurarmos uma nova ala com quatro leitos de UTI e seis de ACI”, disse.

Segundo ele, há males que vem para o bem, pois devido a pandemia a Prefeitura criou uma UTI para Covid-19 e depois, com a redução dos casos, a transformou em uma UTI para casos gerais com 10 leitos de UTI e seis de UCI. “Quero agradecer o Governo do Estado, por ter disponibilizado os 70% dos recursos para realizar essa obra. Nós fizemos a parte administrativa na etapa anterior e nesta etapa ficará a parte de apoio ao Hospital. E o que é que isso vai ajudar? Com essa nova estrutura vamos tirar, de dentro do Hospital, vários improvisos. Aqui será possível dar um suporte bem maior de apoio, onde não vamos mais depender do hoje, vamos poder planejar as compras, planejar os armazenamentos e vamos poder trabalhar dentro da unidade hospitalar com muito mais zelo”, pontuou.

O prefeito destacou que o Hospital Amadeu Sá hoje é um hospital Polo que transcende a microrregional, pois recebe pacientes de vários municípios. Ele afirma que o diferencial que o Hospital oferece é o atendimento que é feito com carinho por todos os profissionais lotados naquela unidade. Acilon destacou ter protocolado junto ao Governo do Estado, uma solicitação de ampliação de recursos para a construção da terceira etapa de ampliação do Hospital Amadeu Sá para criar uma nova ala com 28 leitos de enfermaria e 30 leitos de UTI, sendo 10 adultos, 10 pediátricos e 10 neonatais, “pedi a governadora para fazer o ajuste no valor do MAPP (Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários) já aberto para a ampliação dos recursos de R$ 2 milhões já destinados para R$ 6 milhões e o município vai disponibilizar 3,1 milhões”, detalhou.

A Secretaria-Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), Tânia Mara Silva Coelho, representou no ato o secretário de Saúde do Estado, Marcos Gadelha, que está adoentado. Ela parabenizou a prefeitura pelo desempenho na área de saúde e pelo trabalho do prefeito, destacando que a UTI do Hospital Amadeu Sá está dando grande resposta, atendendo pacientes até de municípios distantes como Itapagé. “O que o prefeito está fazendo aqui é o fortalecimento da regionalização e levar a saúde de qualidade para mais perto da população. Também quero destacar o trabalho realizado através do planejamento de compras e de armazenamentos, pois o hospital não trabalha só com atendimento, mas com o planejamento para não faltar insumos. Também ao visitar as novas dependências verifiquei que o serviço de nutrição do Hospital é excelente e atende bem os pacientes e trabalhadores. Em nome da Secretaria de Saúde do Estado quero parabenizar a todos que fazem a saúde do Eusébio” asseverou..

A governadora Izolda Cela disse que dos registros que têm sobre a importância do Hospital Amadeu Sá como Hospital Polo é o bom atendimento dos seus profissionais aos pacientes. “Pense como é bom a pessoa ser bem atendida em momentos difíceis como da doença, isso faz toda a diferença! Para esse trabalho de fortalecimento o prefeito Acilon pode contar conosco e a construção de uma nova etapa é uma das frentes de compromisso da Secretaria de Saúde. O objetivo é fortalecer a descentralização de serviços. Quando um município tem um equipamento hospitalar referência na região, que pode atender diversas situações de média a alta complexidade, isso é muito importante para atender melhor a população. Antes da pandemia tínhamos apenas três municípios com UTI, hoje são 19 com essa oferta. Um esforço do Estado mas que conta com o trabalho responsável e comprometido também dos municípios e no caso do Eusébio a administração procura responder bem e isso faz a diferença pois torna nossa rede mais forte”, concluiu.

Após a fala das autoridades foi descerrada a placa inaugurando a nova etapa do Hospital. Depois, os presentes visitaram a nova estrutura. Estiveram presentes no evento a secretária Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Tânia Mara, representando o titular da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha; do secretário de Relações Instituições, Nelson Martins; superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; o presidente da Câmara Municipal de Eusébio, Fares Filho e demais vereadores, o secretário Josete Malheiro, de Saúde e demais secretários, a diretora do Hospital Inês Said, entre outras autoridades.