Prefeitura de Eusébio e IDT/SINE comemoram Dia do Trabalhador

sábado | 30/04/2022

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sala do Empreendedor), em parceria com o IDT/SINE, realiza no dia 2 de maio uma comemoração pelo Dia do Trabalho. A programação aconterá na Unidade IDT/SINE Eusébio, no horário de 8h às 14 h. A atividade será iniciada com a apresentação da Banda de Musica do município e um Café da Manhã para os presentes.

A Sala do Empreendedor e o IDT/SINE atuam em parceria no município visando a colocação dos trabalhadores eusebienses no mercado de trabalho. A comemoração contará com a fala das autoridades e diversas prestações de serviços, palestras e outras atividades. O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância da data por homenagear a coragem e persistência dos trabalhadores que lutaram por seus direitos e os benefícios que hoje podem usufruir. A data também, segundo ele, define uma reflexão sobre as mudanças constantes que vêm sendo feitas nas legislações trabalhistas e demais regras de trabalho.

A programação segue às 08h30 com a prestação de serviços gratuitos (Teste de Glicemia, Aferição de Pressão Arterial e Corte de Cabelo). As 09 horas, acontecerá a seleção de trabalhadores e as 10 horas uma palestra sobre dicas de como elaborar um currículo profissional. As 11 horas terá a participação do IEP (Recebimento de Currículos para o Programa Jovem Aprendiz). Já as 12 horas acontecerá a impressão de Currículos para os trabalhadores

Como surgiu

A data foi escolhida em homenagem ao esforço dos trabalhadores dos Estados Unidos, que, num sábado, 1º de maio de 1886, foram às ruas das maiores cidades do país para pedir a redução da carga horária máxima de trabalho por dia. A luta dos manifestantes foi bem-sucedida: na virada do século 20, boa parte dos trabalhadores do país já seguia o ritmo de 8 horas diárias – antes, era comum os americanos ficarem nos empregos nada menos do que 100 horas por semana, o equivalente a aproximadamente 16 horas para cada um dos seis dias de ocupação.

A luta dos americanos foi reconhecida rapidamente na Europa onde já em 1890 o Primeiro de Maio começou a ser marcado por cerimônias e manifestações. Desde então, a data foi se difundindo por todo o mundo. Hoje é celebrada em mais de 80 países – no Brasil, o Dia do Trabalhador é celebrado desde 1925.