Iteva realiza curso de tijolos sustentáveis para idosos, com apoio da Prefeitura de Eusébio

terça-feira | 24/08/2021

O ITEVA – Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado, através do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, com apoio da Prefeitura de Eusébio, deu início, nesta segunda-feira (23), ao Projeto Construcom, para a realização do Curso Construção de Tijolos Sustentáveis, para pessoas a partir de 60 anos, na cidade de Eusébio/CE.

O projeto visa oportunizar o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida, contribuindo com os direitos de oportunidade de trabalho e profissionalização de pessoas a partir de 60 anos em Edificação e Processos Construtivos Sustentáveis, utilizando o tijolo solo-cimento e inovações técnicas e procedimentais.

O curso conta com atividades práticas e teóricas, que são realizadas na nova sede do Iteva, em Eusébio, e em mais 4 polos de atendimento (Jabuti, Parque Havaí, Mangabeira e Santo Antônio), com 4 turmas divididas em: 1 e 2: segunda e quarta – turno da manhã (8h30 às 11h) e turno da tarde (14h30 às 16h); 3 e 4: terça e quinta – turno da manhã (8h30 às 11h) e turno da tarde (14h30 às 16h). Além disso, os cursos, destinados aos idosos, também contam com aulas à distância, totalizando uma carga horária de 180h.

“Como a produção do tijolo solo-cimento requer pouco esforço físico, devido a automação na produção, e a construção neste modelo é mais fácil que nas maneiras convencionais, desse modo, garantiremos, em primeiro lugar, a segurança dos idosos, e também impactaremos com a saúde deles, ao mexer com a sua autoestima e estimular a movimentação física e o exercício mental”, afirma Fábio Beneduce, coordenador geral do Iteva.

O Prefeito Acilon Gonçalves, ressalta a importância dessa parceria, pois além de gerar oportunidades para a terceira idade, “o projeto possibilita o acesso a novos conhecimentos, com a manutenção da atividade mental e física dos idosos, que são fatores que retardam o envelhecimento. E as atividades realizadas respeitam as condições físicas, psíquicas e intelectuais do idoso para maior aproveitamento das aulas”.