Prefeitura de Eusébio e SEMA realizam ação conjunta de limpeza da APA do Pacoti

terça-feira | 21/09/2021
A ação recolheu 15 sacos com resíduos sólidos que estavam poluindo a natureza (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), realizou na sexta-feira (18) uma ação conjunta de limpeza na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti. A atividade contou com a participação dos membros da Associação dos Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos de Eusébio – ACCEU, de alunos da Escola Paulo Sá e equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Foram recolhidos, nessa ação, 15 sacos de material, com predominância de garrafas pet e de vidro, latinhas e sacos plásticos.

A atividade teve início às 9 horas no Labomar e transcorreu até às 11 horas. A coordenadora do Departamento de Coleta Seletiva da AMMA, Jaíres Lima, reforçou a necessidade dos frequentadores daquela APA para lazer, lembrar sempre de recolher os resíduos, pois alguns materiais poluem o ambiente e levam milhares de anos para se decomporem. “Devemos preservar àquela área para que possamos aproveitar por muitos anos suas belezas e ao mesmo tempo preservarmos a fauna e a flora que é uma riqueza que temos em nosso município”, frisou.

A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental da AMMA, Stela Barros, destaca que a APA do Rio Pacoti é um dos mananciais mais importantes para o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza. “Na APA predomina o ecossistema manguezal, que se constitui em um ambiente propício à manutenção de diferentes espécies, além de um extenso campo de dunas móveis e fixas junto à faixa de praia, com uma exuberante beleza cênica, por isso a necessidade de preservarmos essa riqueza”, disse.

Para o prefeito Acilon Gonçalves a ação educativa busca trabalhar a educação ambiental, tendo como foco a preservação da flora e dos recursos hídricos, enfatizando a questão da disposição final do lixo. “Também serve de alerta para que os frequentadores daquela região possam também contribuir com a sua preservação,” pontuou. Os participantes da ação foram orientados sobre a segregação e destinação adequada dos resíduos, e dos impactos ambientais causados ao meio ambiente pelo descarte incorreto.