Prefeitura de Eusébio em parceria com a Cagece realiza limpeza e sanitização dos locais de maior circulação de pessoas no município, neste sábado

sexta-feira | 12/03/2021
O processo de desinfecção e higienização é feito através de um carro-jato da companhia que pulveriza uma solução com água, cloro e hipoclorito de sódio (Foto: Cagece)

A Prefeitura de Eusébio, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), estará realizando neste sábado, 13 de março, a limpeza e sanitização de diversos bairros do município. A estratégia de desinfecção acontece nos lugares públicos com maior circulação de pessoas, como praças, escolas e áreas próximas às unidades de saúde, e faz parte do conjunto de atividades para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19).

Essa ação foi solicitada através de ofício pela Secretaria Municipal de Saúde que justificou o pedido diante da segunda onda da pandemia, que tem acometido as pessoas de modo mais agressivo que o pico ocorrido de março a julho do ano passado. No oficio. o secretário de Saúde do Município, Josete Malheiros pede que a realização dos serviços de desinfecção, sanitização e higienização de vias e espaços públicos do município de Eusébio sejam realizados nas regiões com maior circulação de pessoas.

“A ação tem como objetivo mitigar e reduzir o nível de transmissão comunitária, e os riscos de contaminação e propagação da infecção por COVID-19. Pedimos atenção especial para as praças, ruas onde se concentram bancos, mercados, lotéricas, agência dos Correios, pontos de ônibus, prédios públicos de atendimento à população”, afirmou o secretário no documento.

Segundo a Cagece, o processo de desinfecção e higienização é feito através de um carro-jato da companhia que pulveriza uma solução com água, cloro e hipoclorito de sódio – assim como recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Prefeitura solicita que as pessoas fechem suas portas quando o caminhão estiver passando nas ruas, tanto moradores como comerciantes e aquelas pessoas que estiverem nas ruas, também procurem se abrigar enquanto os locais estiverem sendo desinfetados. Antes do caminhão entrar nas vias, batedores da Polícia Municipal estarão avisando as pessoas sobre a atividade. O início do trabalho está marcado para iniciar às 8 horas da manhã.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que essa é mais uma ação que visa minimizar o aumento dos casos de COVID-19. Ele observa que a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, também vem realizando essa ação de desinfecção nos bairros e nos prédios públicos, onde há grande circulação de pessoas, para reduzir o alastramento do vírus na cidade.