Prefeitura de Eusébio empossa novos membros do Conselho Municipal de Turismo

quarta-feira | 21/07/2021
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) é composto paritariamente por representantes do poder público, empresas da sociedade civil e associações (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) realizou, nesta quarta-feira (21), no Núcleo de Artes Educação e Cultura (NAEC), a posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O conselho é um órgão consultivo e deliberativo que tem como objetivo analisar e debater projetos e ações do órgão executivo ao qual o mesmo representa, no caso a Secretaria de Cultura e Turismo do Eusébio, como também delibera sobre a utilização de recursos constantes no Fundo Municipal de Turismo.

Participaram da solenidade o secretário de Cultura e Turismo de Eusébio, Tarcísio da Cultura; o presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares; o presidente-adjunto da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), Sebastião Albuquerque; o secretário-executivo de Cultura e Turismo, Léo Abreu; o empresário André Pavan, entre outros.

O secretário da Cultura e Turismo, Tarcísio da Cultura, destacou que por ser um conselho consultivo e deliberativo, os novos conselheiros têm uma missão primordial, que é planejar e executar políticas públicas voltadas para o turismo em Eusébio. “Essa solenidade não é apenas a posse de um conselho, mas marca o início do fortalecimento do turismo no município. Temos diversos eventos a serem realizados nas áreas do turismo de eventos, do turismo gastronômico, do esportivo, do religioso e também do ecoturismo. Temos grande potencial para crescer ainda mais”, frisou.

O coordenador de Turismo da Secult, Mirton Prata, afirmou que aceitou esse desafio para iniciar de forma concreta o turismo no Eusébio. “O Eusébio não tem praia, não tem serra, mas temos grandes potencialidades e projetos que irão alavancar esse setor. Queremos explorar o turismo de negócios para trazer para cá feiras, congressos e seminários. Não significa concorrência, mas uma parceria com o Estado e com os demais municípios. Também buscamos um comodato para que o município gerencie o Autódromo Virgílio Távora, onde iremos investir bastante e ser parceiros das entidades esportivas para trazer grandes eventos. Vamos buscar parcerias, vamos buscar capacitações para desenvolvermos esse setor,” afirmou.

Desenvolvimento

O secretário executivo da Secult, Léo Abreu, observou que com a posse do Comtur, cada conselheiro assume o compromisso com o desenvolvimento do município. “Muitas ações que estão sendo planejadas passarão pelo conselho, por isso sua importância. O turismo está muito ligado à infraestrutura, a cultura, ao meio ambiente, ao esporte. Acredito que em breve o Eusébio será exemplo nesse setor e estará inserido nas principais rotas turísticas do Estado”, vislumbrou.

O presidente nacional da ABIH, Manoel Linhares, afirmou que a hotelaria brasileira gera 1 milhão e 100 mil empregos, isso sem falar na cadeia produtiva que envolve o setor. “A cada quatro empregos criados no mundo um é do turismo, se os governantes reconhecessem a importância do Setor, o Brasil estaria em outro patamar. Para o Eusébio queremos trazer um hotel de grande porte. O município tem potencialidades e é mais próximo do Aeroporto que a orla de Fortaleza, pois é praticamente uma linha reta e sem muito trânsito até o terminal”, destacou.

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) é composto paritariamente por representantes do poder público, empresas da sociedade civil e associações. Conforme a portaria 1.595 de 12 de julho de 2021 foram nomeados pelo prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, os seguintes membros, titulares e suplentes do COMTUR para o cumprimento do mandato de dois anos, a vencer em 21 de julho de 2023:

Representantes do Poder Público:

1. Mirton Paiva Prata (Titular) e Ezequiel Rodrigues do Nascimento (Suplente) – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
  2. Sebastião Carneiro de Albuquerque (Titular) e Beatriz Freire Solon (Suplente) – Autarquia Municipal de Meio Ambiente – AMMA
  3. Ernesto de Almeida Lisboa (Titular) e Damião Fernando Lisboa Nascimento (Suplente) – Autarquia Municipal de Transito – AMT
    Empresas Privadas da Cadeia Turística:
  4. Ricardo de Sousa Ferreira (Titular) e Jaqueline Amora Cavalcanti (Suplente) – Ricardo de Sousa Ferreira Pizzaria
  5. Gabriel Luciano Neto (Titular) e Sansão Viana Filho (Suplente) – Pronto Pizza Fábrica e Comércio de Massas Alimentícias Ltda.
  6. Jacqueline Peres Mota Fernandes Saboia (Titular) e Roberto Boto Saboia (Suplente) – Biro Assessoria Administrativa Ltda.
    Organizações Representativas da Sociedade Civil ligadas a Cadeia Turfística:
  7. Larissa Rodrigues Barros (Titular) e Geisa Alves (Suplente) – Centro Humanitário de Amparo Maternidade – CHAMA
  8. Luana de Almeida Nobrega Pinho (Titular) e Maria Aurea de Lima Serra (Suplente) – Associação de Arte, Cultura e Prevenção Ambiental – ASSOCIARTE
  9. Maria Madalena Marques Matsunobu (Titular) e Tania Maria Holanda Almeida de Morais Lima (Suplente) – Associação de Artesãos do Eusébio – AARTE