Prefeitura de Eusébio encerra a XI Semana do Bebê

sexta-feira | 20/05/2022
Prefeito Acilon e a diretora do Hospital Dr. Amadeu Sá, Inês Said, cumprimentam os pais da Bebê Majestade 2022, Maria Jade (Fotos: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio encerrou, nesta sexta-feira (20/05), a XI Semana do Bebê em grande estilo. O evento, realizado no auditório do CAPS Geral do município, contou com a presença do prefeito Acilon Gonçalves, secretários municipais e vereadores. Durante a solenidade, o Bebê Majestade 2022, Maria Jade Silva Santos, foi coroada. A Semana do Bebê é um dos quesitos obrigatórios exigidos para a concessão do Selo Unicef ao município e tem como objetivo dar visibilidade as políticas publicas em prol da primeira infância.

O evento foi aberto pelo Rei e Rainha da Festa, que foram interpretados por atores da Secretaria de Cultura que recepcionaram os presentes. Um número artístico foi apresentado pelas crianças da Escola de Ensino Infantil Edmilson Pinheiro que cantaram a musica “Sua Majestade o Neném”. A professora Maria do Carmo Santos (Carmosa) fez o cerimonial do evento destacando que a Semana do Bebê tem como missão incentivar os investimentos na primeira infância e é realizada na segunda semana do mês de maio.

A Bebê Majestade desse ano, Maria Jade, foi conduzida ao trono pela equipe do Hospital Dr. Amadeu Sá, sendo levada por sua mãe Fabrícia Silva Vieira e seu pai Francisco Clemilton de Barros Costa. A diretora do Hospital, Inês Said, entregou o manto; o secretário de Educação, Júlio Cesar Alexandre, o Cetro; o secretário de Saúde, Josete Malheiro, a Coroa; o prefeito Acilon Gonçalves, a chave simbólica da cidade. O bebê ainda recebeu um carrinho e um kit Bebê da Secretaria de Desenvolvimento Social e dois presentes, do Hospital Amadeu Sá e outro da Empresa 3Corações. O prefeito Acilon também fez a entrega da certidão de nascimento da pequena Jade.

Em seguida foi apresentado um vídeo alusivo a Semana do Bebê. O prefeito Acilon Gonçaves em sua fala destacou que a semana do bebê é um dos eventos mais significantes pois é o despertar da vida. Ele parabenizou a família de Maria Jade, que segundo ele é a responsável pela comemoração. “Esse momento significa chamar a atenção das famílias que elas precisam ser estruturadas, precisam planejar o nascimento dos filhos”, disse.

Acilon pontuou que ao engravidar é necessário a mãe realizar um pré-natal de qualidade com no mínimo 7 consultas visando detectar anomalias na gestação para serem tratadas e o bebê nascer bem. “Produzimos aqui no município toda rotina de laboratório de ultrassonografias e também temos o encaminhamento da gestante quando ela passa a ter um risco. Cuidamos do pré-natal na totalidade. E então chega o dia de nascer. Hoje temos o maior exemplo de que é possível ter um parto normal da primeira gestação e dentro de uma ambiência humanizada é o chamado prazer em ter um bebê”, comentou.

Ele ressaltou que é essa ambiência humanizada que o Hospital Amadeu disponibiliza, “já estão voltando as visitas ao hospital e as pessoas ficam maravilhadas, pois lá temos toda a ambiência necessária para ter o parto normal, e após o nascimento temos o aleitamento materno, que em nosso município é referência, Temos um banco de leite que produzimos mais do que precisamos e gostamos de dividir com os nossos irmãos. A Maria Jade é exemplo que nós podemos tudo, é só querer. Depois que nasce tem a maior responsabilidade que é o registro civil. Toda criança que nasce no hospital do Eusébio sai registrada”, detalhou.

O prefeito falou também sobre a fase seguinte da vida da criança que é a educação. “Daí surge a responsabilidade com a educação. Queremos, até o fim do ano termos 100% de disponibilização de vagas. Estamos junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social finalizando a construção do primeiro centro de social da primeira infância do Nordeste que vai receber as crianças de 6 meses a 6 anos pelo menos uma vez por semana, todas as creches podem ter um dia, é mais um salto de qualidade. As crianças que precisarem de um apoio adicional ai nós temos as crianças com síndrome, autistas podem ter acesso ao nosso Centro Especializado em Reabilitação, que tem recebido pessoas de todo o estado, mas temos que seguir o tramite protocolar que é a entrada pela atenção básica. Essa é a forma de cuidar da nossa população cuidando em primeiro lugar da infância, cuidando de tudo e ouvindo as pessoas os profissionais e a população”, afirmou.

Ele citou que no Eusébio tem uma rede com várias secretarias e órgãos, a quem ele chama de orquestra, que nenhum instrumento pode desafinar “pois queremos fazer uma música de bela qualidade”, concluiu.