Prefeitura de Eusébio encerra Semana da Pessoa com Deficiência

segunda-feira | 31/08/2015

A Prefeitura de Eusébio, através do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME) e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), encerrou a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla do município, iniciada no último dia 25, que neste ano teve como tema “Inclusão se conquista com autonomia.”

Durante a semana aconteceram diversas atividades entre elas uma caminhada na segunda-feira, com a participação de cerca de 300 pessoas, entre alunos com necessidades especiais, familiares, profissionais que atuam na área e moradores em geral do município. Na terça-feira, foi realizada uma palestra com a equipe do Ronda do Quarteirão, sobre o papel do Ronda Escolar, tendo como público alvo as mães dos alunos com deficiência.

Os alunos ainda participaram de uma sessão de cinema na APAE/NAMME. Na quarta-feira em uma manhã festiva houve piquenique e atividades recreativas na APAE/NAMME. Na quinta-feira, a professora Alana Alencar (interprete de libras) participou do Bate Papo Cultural, realizada na Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, com a participação dos alunos e familiares.

Já na sexta-feira houve ainda uma contação de História com a equipe do Naec para os alunos da APAE/NAMME. Segundo a coordenadora do NAMME, Elieuda do Vale, a semana alcançou seus objetivos que era alertar sobre a necessidade eliminar o preconceito e incentivar a inserção das pessoas com necessidades especiais na sociedade.

O prefeito Júnior afirma que o objetivo maior da administração é possibilitar que os alunos com necessidades especiais de Eusébio tenham acesso a educação e ao conhecimento, dando a eles ferramentas para que possam desenvolver os seus talentos. Ele destaca a criação de salas de atendimento a alunos especiais nas escolas da rede municipal, além do trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME) e pela Sala de Inclusão, como desenvolvedores dessa estratégia